Bastardos de Sol de Urbano Tavares Rodrigues

Bastardos de Sol de Urbano Tavares Rodrigues

Vendo: 3,00 euros - Tem 4 Fotos

Anotações: Com estudo de Luiz Francisco Rebello seguido do prefácio da edição francesa por Claude Michel Cluny

Titulo: Bastardos de Sol
Autor: Urbano Tavares Rodrigues
Capa: Armando Alves
Editora: Editorial Caminho
Páginas: 174

Sinopse:

"Bastardos do Sol" é um livro de uma enormíssima qualidade linguística, profunda riqueza estética e de leitura 'obrigatória'. Porque só lendo se pode ficar a conhecer verdadeiramente o encanto do encadeamento das palavras que nos falam de um tempo e nos contam um modo de viver num Alentejo que nos vai fugindo da memória.

"Este livro é de uma maturidade extrema.(...)É-nos transmitida em toda a sua economia dramática esta visão de um mundo condenado(profundamente impregnada do sentimento da dignidade e da liberdade do homem), e que se afirmou de um rigor estilístico dificilmente igualável nas nossas letras contemporâneas.

Autor:

URBANO TAVARES RODRIGUES nasceu em Lisboa, a 6 de Dezembro de 1923 e passou a infância no Alentejo, próximo do Rio Ardila, perto de Moura. Licenciou-se em Filologia Românica, doutorando-se em 1984 com uma tese sobre Manuel Teixeira Gomes.
Foi leitor de português em várias Universidades estrangeiras - Montpellier, Aix e Paris - entre os anos de 1949 e 1955, época em que se encontrava impedido de exercer docência universitária em Portugal por motivos políticos. Depois da Revolução de 1974 retomou, em Portugal, a actividade docente.
Em 1993, jubilou-se como Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi membro efectivo da Academia de Ciências de Lisboa e membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.
A sua vasta obra está traduzida em várias línguas. A sua ficção tem como característica principal a tomada de consciência do indivíduo face a si mesmo e aos outros, processo que se desenvolve até ao reconhecimento de uma identidade social e política.
Foi distinguido com vários galardões literários: Ricardo Malheiros; Aquilino Ribeiro e Fernando Namora; Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários; Prémio da Imprensa Cultural; Prémio Vida Literária - atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. Faleceu em Lisboa, a 9 de Agosto de 2013.

Custo Justo/O

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 290 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio