Boa Cama Boa Mesa Coimbra: um milhão de histórias gastronómicas

Boa Cama Boa Mesa Coimbra: um milhão de histórias gastronómicas

Novo.No Rio Mondego nasce a lampreia, um ciclóstomo alongado e esguio que move muitos entusiastas. Confeciona-se em arroz e à Bordalesa, por exemplo, e em Montemor-o-Velho pode saboreá-la nos restaurantes Patinhos e O Manjar do Tojal. Em Coimbra, serve-se rodízio de lampreia no Aeminium e em Penacova sugere-se o Restaurante Côta. No preparo do arroz de lampreia e do arroz doce, entra o Arroz Carolino do Baixo Mondego, que amadurece lentamente até o grão atingir a qualidade desejada. Prove o arroz de cabidela do Restaurante O Açude, em Coimbra, o arroz de pato do Patinhos e o arroz de lampreia do Restaurante Caçarola Dois, este na Figueira da Foz.
À Figueira da Foz chegam barcos cheios de sardinha de categoria, símbolo de convívio familiar e popular. Pode prová-la no Marégrafo, no Caçarola Dois e no Mar à Vista, onde serve assada e com batata cozida. A riqueza desta costa revela-se também na Arte Xávega. Os tratores substituíram as juntas de bois na recolha das redes de pesca que trazem para a praia o peixe fresco. Na Praia de Mira, saboreia-se nos restaurantes Lila, Salgáboca e O Caçanito. Na Praia da Tocha visite o Panorama (o robalo é afamado), o Cova do Finfas e o Vida Boa, e na Figueira da Foz o Pérola do Oceano e o Xavega da Costa, na Costa de Lavos.
Para a chanfana, utiliza-se carne de cabra velha, bom tempero e rega de vinho tinto. Assa várias horas em caçoilos de barro e acompanha com batatas cozidas e grelos. Em Vila Nova de Poiares, visite o Restaurante Estrela da Mó, na Lousã prove o hambúrguer de chanfana da Taberna Burguesa, em Miranda do Corvo recomenda-se o Restaurante Museu da Chanfana e em Penela o Dom Sesnando. A receita da lampantana, ex-libris de Mortágua, é semelhante à da chanfana, mas em vez de cabra é usada a ovelha. Origens, A Mó, Adega dos Sabores, Restaurante Porta 22 e os restaurantes do Aldeia Sol e do Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa são algumas opções para degustar este prato.

A carne tenra e aromática do cabrito leva um tempero prévio e vai ao forno a lenha nas assadeiras de barro, servindo com batatas assadas e grelos. Saboreie nos restaurantes O Burgo e Casa Velha, na Lousã, e o cabrito à Sinhel do Fora dHoras, em Alvares (Góis). Outro ícone nacional, o leitão, atrai romarias à Bairrada. Assa lentamente no forno aquecido com lenha de vide, até a pele ficar estaladiça e chega à mesa com batata frita (ou cozida), laranja, alface e o molho da assadura. Na Mealhada considere, entre outros, o Rei dos Leitões, o Octávio dos Leitões, Pedro dos Leitões ou a Churrasqueira Rocha, além do Júlia Duarte em Cantanhede, e do Rui dos Leitões em Coimbra.
Em Arganil, Góis (aqui visite o restaurante Alvaro's) e Pampilhosa da Serra, pergunte pelo bucho recheado e o maranho. Os apreciadores de queijo podem conhecer a produção do Queijo do Rabaçal DOP marcando uma visita à Queijaria Licínia, em Soure. Para o Queijo Serra da Estrela DOP, têm a Queijaria dos Lobos, em Oliveira do Hospital. Há vários restaurantes que também permitem degustar queijos DOP regionais, como O Gouveia (Oliveira do Hospital), O Verdelhão (Tábua), O Paço da Vila (Condeixa-a-Nova) e o Xisto Restaurante Louçainha, em Penela.
Brinde a esta rota com a cerveja de Coimbra, cuja produção artesanal remonta ao século XIX. Além de ser um relevante produtor, a Cervejaria Praxis realiza provas, serve refeições e petiscos e tem um museu sobre a história da cerveja em Coimbra.
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Jorge Medeiros

Anunciante desde Jun. 2010
Verificado com 264 anúncios publicados Matosinhos - São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
Último acesso há mais de 3 horas

Opções do anúncio