Capela das Almas (Uma Jóia da Azulejaria Portuguesa) de Alexandrino Brochado

Capela das Almas (Uma Jóia da Azulejaria Portuguesa) de Alexandrino Brochado

Vendo: 25,00 euros - Tem 8 Fotos

Anotações: 1 Edição e Única Ano 1985. Tiragem de1000 exemplares, profusamente ilustrado, sendo este o Exemplar n 42; O livro tem uma dedicatória do autor datada de 03.09.85; na capa Painel do Interior da Capela (lado direito) de Santa Catarina diante da Virgem com o Menino

Edição: 1 Edição e Única Ano 1985
Titulo: Capela das Almas (Uma Jóia da Azulejaria Portuguesa)
Autor: Alexandrino Brochado
Fotografias: Teófilo Rêgo
Editora: Livraria Telos Editora
Dimensões: 16 x 23 cm
Páginas: 63

A Capela das Almas ou Capela de Santa Catarina é uma capela situada na freguesia de Santo Ildefonso, na cidade do Porto, em Portugal.

A capela tem a sua origem numa antiga capela feita em madeira erguida em louvor de Santa Catarina. A construção do edifício que hoje existe remonta aos finais do século XVIII, altura em que a Irmandade das Almas e das Chagas de São Francisco passou do Mosteiro de Santa Clara para a Capela de Santa Catarina.
A capela tem dois corpos, sendo o segundo mais baixo, e sofreu obras de ampliação e restauro que modificaram o estilo original, em 1801.

A fachada principal tem uma porta emoldurada e rematada por um frontão circular. No tímpano fixa-se um brasão, bipartido, com as armas de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. À esquerda ergue-se a torre sineira que tem dois andares: o primeiro tem uma porta com uma pequena janela, e o segundo quatro janelas rematadas por um varandim. A cúpula é rematada por uma cruz de ferro.

Dá-se ainda destaque para o vitral que representa as almas, executado no século XIX, pelo pintor Amândio Silva.

Até ao ano de 1929, as superfícies exteriores da capela estavam rebocadas e caídas de branco sem azulejos. O revestimento da capela é hoje em dia constituído por 15.947 azulejos que cobrem cerca de 360 metros quadrados de parede. Os azulejos que revestem a capela são da autoria de Eduardo Leite e foram executados pela Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, em Lisboa. Datam de 1929 e representam os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, que são venerados na capela.

Autor:

Monsenhor Alexandrino Alves Ferreira Brochado, nasceu em São Pedro da Raimonda, Paços de Ferreira, 8 de outubro de 1920 e faleceu no Porto, 20 de maio de 2016. Foi um sacerdote católico e escritor português responsável pelo programa da Cáritas que, no Pós-Guerra, permitiu a chegada de milhares de crianças austríacas a Portugal. Alexandrino Brochado, inquieto de formação humanista, notabilizou-se ainda ao nível social e cultural, na cidade do Porto e no concelho de Paços de Ferreira.

(Custo Justo)

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 292 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio