Castro de António Ferreira - 2º Edição Ano 1967

Castro de António Ferreira - 2º Edição Ano 1967

Vendo: 5,00 euros - Tem 5 Fotos

Edição: 2 Edição Ano 1967
Titulo: Castro
Autor: António Ferreira
Introdução, Notas e Glossário: F. Costa Marques
Editora: Atlântida Editora, Sa
Páginas: 153

Sinopse:

A Castro ou Tragédia muy sentida e Elegante de Dona Inês de Castro, de António Ferreira é a primeira tragédia clássica portuguesa, tendo por base a vida e morte de Inês de Castro, publicada em 1587.

Peça em cinco actos, na qual aparece um coro grego, foi escrita em verso polimétrico. O tema, os amores do príncipe D. Pedro de Portugal pela nobre Inês de Castro e o assassinato desta em 1355 por razão de estado, por ordem do pai do príncipe, o rei Afonso IV de Portugal, será depois um dos mais tratados pelos dramaturgos europeus.

Índice:

Introdução

I - Ambiente cultural e literário da Castro
II - As ideias morais e polítco-sociais da Castro
III - A estética da Castro

Castro

I Acto
II Acto
III Acto
IV Acto
V Acto

Autor:

António Ferreira, nasceu em Lisboa, 1528 e faleceu em Lisboa, 29 de novembro de 1569. Foi um escritor e humanista português. É considerado um dos maiores poetas do classicismo renascentista de língua portuguesa, conhecido como "o Horácio Português".

Como discípulo mais destacado do poeta Francisco de Sá de Miranda, destacou-se na elegia, na epístola, nas odes e no teatro.

A vila do nascimento da sua segunda mulher, Lamas de Orelhão, foi o local onde recolheu as informações para a sua "História de Santa Comba dos Valles", primeiro registo sobre a Lenda de Santa Comba dos Vales.

A sua obra mais conhecida é uma tragédia, "A Castro" ou "Tragédia de Inês de Castro", de inspiração clássica, em cinco actos, na qual aparece um coro grego, tendo sido escrita em verso polimétrico. O tema, os amores do príncipe D. Pedro de Portugal pela nobre D. Inês de Castro e o assassinato desta em 1355 por razão de estado, por ordem do pai do príncipe, o rei D. Afonso IV de Portugal, será, depois, um dos mais tratados pelos dramaturgos europeus. Esta tragédia só foi impressa em 1587.

O seu filho, Miguel Leite Ferreira, publicou postumamente os seus poemas sob o título de Poemas Lusitanos, espécie de coletânea de "obra completa", coleção onde está incluída muita da sua obra, em Lisboa, em 1598, e as suas comédias apareceram em 1621, juntamente com as de Francisco de Sá de Miranda.

Homenagens

O seu nome foi atribuído à Rua António Ferreira, em Alvalade, Lisboa.

O seu nome foi atribuído à Praceta António Ferreira, em Carnaxide, Oeiras

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 281 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio