Do Portugal de Antigo Regime Ao Portugal Oitocentista

Do Portugal de Antigo Regime Ao Portugal Oitocentista

Vendo: 14,00 euros - Tem 4 Fotos - Preço na Livraria Castro e Silva - Livros Raros 30,00 euros; no Miguel Carvalho - Livreiro Antiquário 25,00 euros

Titulo: Do Portugal de Antigo Regime Ao Portugal Oitocentista
Autor: Albert Silbert
Tradução: José Raimundo Correia de Oliveira
Capa: Soares da Rocha
Editora: Livros Horizonte, Lda
Páginas: 281

Sinopse:

Os artigos que compõem esta colectânea foram reproduzidos no seu texto original. Pareceu-nos todavia útil acrescentar algumas notas. É evidente que não bastavam umas quantas referências, feitas no decurso de uma exposição primitivamente oral. Mas, sobretudo, devíamos assinalar ao leitor que o estado dos problemas tinha evoluído desde a altura em que escrevemos. Ainda que estes complementos sejam finalmente limitados, representando em suma um mínimo, atribuímos-lhes muita importância. Com efeito, não ignoramos que desde há cerca de vinte anos a historiografia portuguesa da época contemporânea, apesar de obstáculos - relativamente aos quais não vale a pena insistir, realizou notáveis progressos.
Que seja permitido a um estrangeiro, habituado todavia às complicações que a investigação relativa ao período mais recente encontra no seu próprio país, mostrar o seu espanto perante o atraso português. Na verdade, compreendemos mal as hesitações da escola portuguesa quando vemos a vitalidade da escola espanhola neste domínio. Nem por isso deixa de ser certo que, lentamente, dificilmente, a história contemporânea de Portugal caminha.
Que os nossos colegas investigadores, entre os quais contamos tantos amigos, saibam que seguimos os seus esforços com a simpatia e a estima que merecem. As situações difíceis em que trabalham tornam os resultados obtidos particularmente apreciáveis.

Autor:

O historiador francês Albert Silbert deixou-nos uma contribuição inestimável para o estudo de questões relevantes da geografia humana portuguesa.

Nascido em Paris em 1915 no seio de uma família de origem judaica, Albert Silbert realizou naquela cidade os seus estudos secundários e superiores, tendo frequentado a Sorbonne e a École des Hautes Études (VI secção) na segunda metade dos anos trinta, antes da Segunda Guerra Mundial, período onde se situa a sua formação intelectual.

A sua grande obra que seria a sua tese de doutoramento Le Portugal Meditérranéen à la fin de lAncien Régime - XVIIIe début du XIXe siècle. Contribution à lhistoire agraire comparée, o gosto pela história agrária que na introdução daquela obra atribui a Marc Bloch e a Georges Lefebvre, é também indissociável da sua formação em Geografia, uma disciplina, à época, profundamente ligada à História na universidade francesa.

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 290 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio