Educação, Ética e Democracia de Rosário Gambôa

Educação, Ética e Democracia de Rosário Gambôa

ual a possibilidade de abertura que resta à educação e à escola no horizonte actual? Como evitar no actual terreno das sociedades de consumo a subordinação da escolarização aos princípios de mercado e controlo social? Como é possível, numa sociedade que se quer pluralista, adoptar, formar e desenvolver valores que não sejam totalitários, ou seja, os valores de uns impostos a outros, evitando as aberrações ideológicas, a colonização escancarada que o termo civismo por vezes oculta? Como conjugar a exigência de liberdade pessoal constitutiva do sujeito ético com a ideia de socialização normalizadora (ideia que traveja necessariamente qualquer conceito de formação e instrução) vital à transmissão de um legado e à inserção na polis? Estará a pedagogia inevitavelmente condenada a ser, em qualquer modalidade que adopte, a tecnologia política disciplinadora por excelência, viabilizando pelo saber a administração sobre os corpos e a anatomia das almas, ser, enfim, a arte fabricadora de sujeitos, almas, enunciando em cada gesto a relação íntima, que Foucault demonstrou, entre a Verdade e Poder, Verdade e Violência? Ou poderá a pedagogia ousar constituir-se como espaço radical de possibilidade de subjectivação ética, franquear os limites da própria produção normalizadora e permitir a educação como práxis pessoal e personalizadora?
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