Histórias Para Ler e Deitar Fora de Joaquim Letria - 1º Edição 1987

Histórias Para Ler e Deitar Fora de Joaquim Letria - 1º Edição 1987

Vendo: 3,00 euros - Tem 4 Fotos

Edição: 1 Edição 1987
Titulo: Histórias Para Ler e Deitar Fora
Autor: Joaquim Letria
Capa: João Segurado
Editora: Publicações Projornal, Lda
Páginas: 255

Sinopse

Trata-se de uma antologia de crónicas escritas por Joaquim Letria, jornalista e escritor português, cofundador do semanário O Jornal e mais tarde fundador do Tal & Qual.
São 62 histórias/crónicas que o excelente jornalista Joaquim Letria nos brinda!

Autor:

Joaquim José da Conceição Letria, nasceu em Lisboa, 8 de Novembro de 1943. Jornalista e escritor português. Figura da comunicação social portuguesa, foi fundador dos semanários O Jornal e Tal & Qual. Recebeu o Prémio da Imprensa (1974) na categoria "Televisão".

Começou a carreira a trabalhar no Diário de Lisboa em 1961, com 18 anos. Passou mais tarde para a revista Flama e para o Rádio Clube Português. Trabalhou para a Associated Press durante sete anos regressando depois disso temporariamente a Lisboa, onde trabalhou novamente no Diário de Lisboa. Pouco depois concorreu a um lugar na BBC e mudou-se para Londres.

Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, decidiu regressar a Portugal, começando a trabalhar na Radiotelevisão Portuguesa como director-adjunto de Informação para Programas não-Diários.

Joaquim Letria recebeu o Prémio da Imprensa (1974), ou Prémio Bordalo, entregue pela Casa da Imprensa em 1977, como "Figura TV" na categoria "Televisão", "pela vivacidade e o tom pessoal que conferiu ao seu trabalho", numa cerimónia em que, na mesma categoria, foi apenas distinguido como "Melhor Programa" A Política é de Todos (Álvaro Guerra).

Regressou à RTP, em 1978, para fazer e apresentar o telejornal do segundo canal da televisão estatal, o Informação 2. No período que se seguiu, criou os dois programas de televisão que o tornariam mais popular junto do grande público, o Directíssimo e o Tal & Qual, que misturavam informação com entretenimento, incluindo este último a popular rubrica Apanhados.

Após a vitória da Aliança Democrática nas eleições legislativas, a RTP decidiu, em 1980, afastar Letria da direção do canal e acabar com o programa Tal & Qual

Em finais de 1980, participou na campanha eleitoral de Ramalho Eanes para as presidenciais e, quando Eanes tomou posse, Letria assumiu a função de porta-voz da presidência da República, lugar que desempenhou até 1986.

Regressado à RTP, apresentou o programa Já Está e onde entrevistou a famosa D. Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, alegada filha legitimada do rei D. Carlos I de Portugal. Contudo, em 1988 saiu da RTP após aceitar o convite de Pedro Santana Lopes para dirigir a revista de grande informação Sábado, cargo que ocuparia até janeiro de 1992, altura em que deixou a direção da revista, mantendo-se como cronista até ao seu encerramento de 1993. Entretanto, volta à RTP, desta feita à RTP Internacional, para apresentar o programa Rosa dos Ventos.

No início dos anos 90 apresentou, na RTP2, o programa Apanhados (o primeiro do género em Portugal), que contava com sketches de José Pedro Gomes e António Feio.

Em 1995, apresenta o talk show Conversa Afiada emitido na RTP no início da madrugada. Apresentaria ainda outro na RTP Internacional, o Café Lisboa, na companhia do falecido Agostinho Roseta e de José Amaral.

Em 2014, depois de estar mais de 17 anos afastado da televisão, regressou à televisão, numa rubrica regular no programa de Fátima Lopes na TVI, A Tarde É Sua.

Custo Justo/O

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 290 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio