Memórias de Um Sargento de Milícias de Manuel António de Almeida

Memórias de Um Sargento de Milícias de Manuel António de Almeida

Vendo: 4,00 euros - Tem 3 Fotos

Encadernação em pele, com ferros a ouro na capa e lombada / novo

Título: Memórias de Um Sargento de Milícias
Autor: Manuel António de Almeida
Editora: RBA Editores, Sa
Dimensões: 21 x 13 cm
Páginas: 159

Sinopse:

O que há de extraordinário em Manuel Antônio de Almeida é justamente ter ele podido escrever assim. provido de qualidades de despojamento e precisão estranhas a seu tempo e sua idade.

A narrativa de Memórias de um sargento de milícias, de estilo jornalístico e direto, incorpora a linguagem das ruas, classes média e baixa, fugindo aos padrões românticos da época, quando os romances retratavam os ambientes aristocráticos. A experiência de ter tido uma infância pobre contribuiu para que Manuel Antônio de Almeida desenvolvesse a sua obra.

Memórias de um Sargento de Milícias é uma obra realmente notável. Trata-se de um enredo ainda romântico, mas com certo caráter picaresco de tendência realista, herança espanhola que traz à tona uma visão divertida de determinada época, numa clara crítica à sociedade e aos costumes então em voga. Diferente dos outros romances românticos, bem como da própria estilística do Romantismo, o protagonista na obra de Manuel Antônio de Almeida pode ser considerado como um anti-herói, já que Leonardo (ou Leonardinho) é um personagem sujeito às próprias necessidades, sem nobreza ou qualidades, é pobre, oportunista, malicioso, sem idealização (um grande traço romântico), vivendo de oportunidades e da sorte.

Enredo:

Conta a história de Leonardo, quando era pequeno só sabia aprontar travessuras e quando cresceu virou um sargento de milícias. São personagens: a sua mãe, Maria da Hortaliça; seu pai, Leonardo-Pataca; seu padrinho, barbeiro de profissão, e sua madrinha.

Quando seus pais brigaram, ele foi morar com o Padrinho que tentou educá-lo para que fosse padre. Contudo, o Padrinho não obteve sucesso em seus planos, pois o menino só sabia fazer brincadeiras e travessuras. O padrinho, muito paciente com o menino, conseguiu que ele ficasse na escola por mais dois anos. Assim, Leonardo aprendeu a ler muito mal e a escrever pior ainda.

Depois de crescer mais um pouco conheceu Luisinha, sobrinha de D. Maria, por quem logo se apaixonou. Porém, José Manuel, um conhecido da família de D. Maria, pediu Luisinha em casamento com o intuito de roubar sua fortuna e Leonardo, que já sabia disso, fez de tudo para impedir o casamento: contou o interesse de José Manuel a seu padrinho e à madrinha, que foi logo contar para D. Maria que expulsou José Manuel de sua casa e proibiu o casamento.

Dias depois, seu padrinho caiu gravemente enfermo e três dias depois morreu deixando uma herança, que ganhou do capitão do navio negreiro no qual serviu como médico, para Leonardo. E então, com interesse no dinheiro do filho, Leonardo-Pataca convidou Leonardo para morar com ele. Mas não demorou muito tempo para acontecer a primeira briga entre pai e filho. Leonardo foge de casa e encontra seu velho amigo e se apaixona por Vidinha e por alí fica. Então foi preso e solto. E no final casou-se com Luisa e virou Sargento de Milícias.

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 591 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora