No Panteão dos Insignes de Sebastião Ribeiro - 1º Edição Ano 1953

No Panteão dos Insignes de Sebastião Ribeiro - 1º Edição Ano 1953

Vendo: 15,00 euros - Tem 4 Fotos - Preço na Livraria Castro e Silva - Livros Raros 40,00 euros; Preço no Século Passado - Livros 20,00 euros

Edição: 1 Edição Ano 1953
Título: No Panteão dos Insignes
Autor: Sebastião Ribeiro
Edição: Tecnigrafia, Lda
Páginas: 170

Na introdução presente livro, redigida pelo autor com o título Explicação, pode ler-se:

A sede da Ordem dos Advogados no Largo de São Domingos, era o Capitólio dos Insignes. Ali se instalavam os pretensos notáveis da classe, distribuídos pelos Conselhos, classificados em três ordens - a dos primários, a dos superiores e a dos gerais, como as espécies raras nos museus da especialidade. Tinham uma revista, para dar expansão ao génio, uma sala de sessões, para se exibirem com solenidade, e uma disciplina, para se imporem aos seus pares, principalmente aqueles que não se curvassem respeitosos à sua passagem, ou que ousam-se discutir-lhes a notabilidade, atestada só pelo assento à mesa dos Conselhos da Ordem.

Autor:

Dr. Sebastião Ribeiro, nasceu em 1894 e faleceu em Lisboa, a 14 de Dezembro de 1979. Advogado Republicano e opositor ao Estado Novo, destacou-se não só no Direito e nas funções judiciais que desempenhou, mas também como autor de diversas obras onde denuncia a corrupção, mediocridade, cunhas/tráfico de influências, esquemas duvidosos e ilegais, praticados no seio da Ordem dos Advogados e na Justiça Portuguesa por juízes, advogados e funcionários judiciais.

Foi preso pela PIDE, em Vila Nova de Gaia, a 24 de Abril de 1963, juntamente com o dr. Leite Faria e enviado para o Aljube (esteve preso 15 dias). Os motivos, com base em escutas telefónicas, prendiam-se com uma suposta cumplicidade com Henrique Galvão (sobre Galvão e a sua prisão pela PIDE, ver o opúsculo de S. Ribeiro, Seis Casos e, também, A Confusão. Refira-se que Sebastião Ribeiro foi advogado de Henrique Galvão, em substituição de Vasco da Gama Fernandes) e Humberto Delgado (cf. Sebastião Ribeiro, in "Anotações ao Presente". Foi conselheiro jurídico do general Delgado. É de novo preso no dia 28 de Maio de 1963, acusado de intervir nos acontecimentos de Beja, ou golpe de Beja, dado terem-lhe apreendido uma carta supostamente comprometedora do general Humberto Delgado e terem em seu poder cartas de Henrique Galvão, para si dirigidas, que a PIDE tinha confiscado. Como companheiro de prisão tem o Dr. Maldonado de Freitas, o Dr. Vieira de Almeida (filho). Assinou as Listas do MUD e apoiou a candidatura de Humberto Delgado (1958) à Presidência da República.

Publicou os seguintes livros e opúsculos (muitos deles foram, de imediato, apreendidos, e motivo de processo crime, por virtude de injúrias a autoridades): Resposta Pronta (1929); A Opipara Inquisição do Maculusso; O Conselho Superior Judiciário das Colónias; Palavras Claras sobre Jurisprudência Escura (1936); A Minha Razão (1939); A Razão Deles (1940); No Seio da Ordem (1943); A Miragem da Ordem (1943); Os Coriscos da Ordem (1952); No Panteão dos Insignes (1953); Sá, Ralha & C. (1955); Lobos e Carneiros (1956); Os Fariseus (1956); Só Ralha (1956); Seis Casos (1957); A Confusão (1958); Equidade e Iniquidade (1963); O Rescaldo; Recordações do Passado (1967); Anotações do Presente, vol. I e II.

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 291 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio