O Espaço do Conto no Texto Medieval, Nuno Júdice

 13 Ago, 09:21

6 €

O Espaço do Conto no Texto Medieval, Nuno Júdice

13 Ago, 09:21

6 €

Vendo: 6,00 euros - Tem 6 Fotos

Titulo: O Espaço do Conto no Texto Medieval
Autor: Nuno Júdice
Editora: Vega - Gabinete de Edições
Dimensões: 15 x 21 cm
Páginas: 270

Sinopse:

O Espaço do Conto no Texto Medieval, de Nuno Júdice, procura determinar o momento em que a escrita fixa a liberdade do texto Medieval.
Partindo da diferenciação entre o oral e o escrito da Idade Média, o presente estudo situa a génese da narrativa tal como hoje a concebemos.
Essa diferenciação, devidamente registada, proporciona ao leitor a progressiva tomada de consciência da especificidade literária no aspecto da sua relação com o real.
Através da análise de Nuno Júdice (poeta galardoado, professor universitário e intelectual considerado), o leitor (nomeadamente o interessado em tais questões) é conduzido a um espaço que o autor designa por "espaço do conto". Ou por outras palavras: à narrativa breve que achamos conto. O leitor compenetra-se através de etapas cronológicas medievais, da diferença existente entre a palavra oral e a palavra escrita - entre, enfim, o que nos é dito sem título e o que com título, estrutura e essência.

Autor:

Nuno Júdice nasceu no Algarve, em 1949. Professor universitário, assumiu em 2009 a direção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou o primeiro livro em 1972 e é um dos mais importantes nomes da poesia contemporânea. Recebeu os mais importantes prémios de literários nacionais e internacionais, entre os quais: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003) e Fernando Namora (2004). Em 2013, foi distinguido com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha); em 2104, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México); em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro Tributo de Consagração; e, em 2016, com o El Ojo Crítico Iberoamericano de Radio Nacional de Espanha.

(Custo Justo)

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Porto