O Moinho do Vale Formoso de Arminda Fortes

O Moinho do Vale Formoso de Arminda Fortes

Vendo: 6,00 euros - Tem 4 Fotos - Preço na Livraria Castro e Silva - Livros Raros 25,00 euros

Observações: Ainda com as folhas por abrir; Ano de 1935 ? - 1 Edição; Preço desta Obra 20$00 ver na 2 Foto do Anuncio

Titulo: O Moinho do Vale Formoso
Autor: Arminda Fortes
Editora: Editorial Domingos Barreira
Páginas: 20 x 13 cm
Páginas: 224

Sinopse:

A autora foca muito a trindade Deus, Pátria e Família, por isso seria um livro que Salazar aprovaria

Como o título indica, a história passa-se em Vale Formoso, uma aldeiazinha do concelho da Covilhã e tudo gira à volta de um moinho.

O moinho está arrendado ao Vicente e à Maria, que têm seis filhos, sendo a mais velha a Joana, e ainda têm o pai de Vicente, já velhote, a seu cargo. Depois ainda acolhem o tio Tomé que foi procurar a riqueza noutro país, mas voltou andrajoso e sem riqueza, sendo ostracizado pelo filho Simão e a sua mulher, Laurinda.

Como numa boa aldeia portuguesa, há sempre um homem distinto, aqui é o Alfredo, que de uma casinha cheia de ervas fez uma bela quinta e bom dinheiro. Ele tem um filho, o Reinaldinho, que começa a andar atrás da Joana.

E como também numa boa aldeia portuguesa há uma má língua aqui temos a Idalina Bota-fogo, e de facto este apelido condiz com a língua afiada e invejosa da mulher.

É narrada por uma mulher que nunca diz quem é, mas que deve ser alguém de valor na aldeia, uma professora ou algo do género, pois as suas opiniões são valorizadas.

Autor:

Dispomos de escassa informação sobre esta autora. Segundo o Dicionário de escritoras portuguesas, terá nascido na primeira metade do século XX.

Quase todas as suas obras, como Micaela (1938), A tentadora (1940), Pecado que redime (1948), O sonho e a vida (1956), Zara (1985), entre outras, foram publicadas no Porto, o que nos leva a crer que era natural dessa cidade. Deverá ter morrido depois de 1985, já que não encontramos nenhuma referência de que essa obra tenha sido póstuma. Curiosamente, a sua colaboração na Romano Torres restringe-se ao romance Vertigem, que, a confirmar-se a data de publicação em 1920 ou 1925 (incongruência nos registos da BNP), foi a estreia literária da autora. Apesar de não ter publicado mais nenhuma obra na Romano Torres, Vertigem foi reeditado em 1939.

Outras Obras Conhecidas do Autor:

Micaela
Vertigem
A Tentadora
O Ciúme
Uma Alma de Mulher
Idolatria
Pecado Que Redime
O Moinho do Vale Formoso
O Sonho e A Vida
Zara

Custo Justo/O

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 291 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio