Os Bestializados de José Murilo de Carvalho

Os Bestializados de José Murilo de Carvalho

Vendo: 6,00 euros - Tem 8 Fotos - (Preço na Fnac 11,63 euros)

Título: Os Bestializados (O Rio de Janeiro e a Republica Que Não Foi)
Autor: José Murilo de Carvalho
Editora: Companhia das Letras
Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 196

Apresentação:

JOSÉ MURILO DE CARVALHO INICIA SEU LIVRO OS BESTIALIZADOS O RIO DE JANEIRO E A REPÚBLICA QUE NÃO FOI CITANDO ARISTIDES LOBO, QUE DE ACORDO COM SUA FALA: NA OCASIÃO DA REPÚBLICA, ASSISTIRA OS ACONTECIMENTOS BESTIALIZADO, SEM COMPREENDER O QUE SE PASSAVA, JULGANDO VER TALVEZ UMA PARADA MILITAR. EM OUTRAS PALAVRAS O NOVO REGIME, OU SEJA, A REPÚBLICA, TERIA PASSADO DESPERCEBIDO ÀQUELA SOCIEDADE. ELE TAMBÉM CITA O FRANCÊS LOUIS COUTY QUE CONSIDERAVA O PAÍS ÓRFÃO, POIS SEGUNDO ELE, O BRASIL NÃO TEM POVO. CONFORME ESSA VISÃO O POVO BRASILEIRO NÃO TINHA NENHUMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA E ESTAVA COMPLETAMENTE ALHEIO ÀS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORRIAM À SUA VOLTA, MESMO A POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.

1888: Abolição do trabalho escravo. 1889: Proclamação da República. Neste livro, José Murilo de Carvalho convida-nos a revisitar o Rio de Janeiro em suas primeiras encenações como Capital Federal. Cidade Maravilhosa, se acrescentarmos ao belo, o terrível; ao cômico, o trágico; à lógica, a loucura.
Cidade mais que imperfeita, palco de políticas oficiais e invisíveis, de enredos conhecidos e mistérios insolúveis.
História social e literária, antropologia urbana, crítica cultural, análise política: o autor atravessa com brilho todos esses campos para reconstruir de forma originalíssima os impasses de uma República nascente, que teimam em perturbar ainda o sono das elites brasileiras.
Os Bestializados de ontem e de hoje são a face oculta de nosso modernismo: a cidade permaneceu alheia e atônita, buscando perdidamente seus cidadãos.
Francisco Foot Hardman
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 279 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio