Padre Américo (Páginas Escolhidas e Documentário Fotográfico)

Padre Américo (Páginas Escolhidas e Documentário Fotográfico)

Vendo: 10,00 euros -Tem 8 Fotos - Preço na livraria Castro e Silva -Livros Raros 30,00 euros

Estado do Livro: Completamente Novo

Titulo: Padre Américo (Páginas Escolhidas e Documentário Fotográfico)
Apresentação: Maria Helena da Rocha Pereira
Direção Gráfica: Armando Alves
Coordenação: José da Cruz Santos
Editora: Modo de Ler - Editores Livreiros, Lda
Dimensões: 23 x 17 cm
Peso:0,800 Kg
Páginas: 372

«[] Mas o que não menos vai surpreendê-lo e atraí-lo é a flexibilidade de uma escrita que, da expressão solene de uma doutrina profundamente vivenciada, passa subitamente, com graça e naturalidade, à linguagem fluente e até coloquial do dia-a-dia nas Casas do Gaiato [...].
Da apresentação

O Padre Américo- PAI AMÉRICO - cujo nome completo é Américo Monteiro de Aguiar, foi o oitavo filho duma família cristã. Nasceu em 23 de Outubro de 1887 na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel.

Foi um importante benfeitor português que dedicou a sua vida aos mais carenciados, principalmente jovens, o que se traduziu em inúmeras realizações. Foi em São Pedro de Alva que o Padre Américo idealizou a Obra da Rua e fundou a sua primeira Casa da Colónia como era assim chamada a Casa do Gaiato, a mais conhecida e relevante obra por si pensada.

Depois dos estudos preliminares, envereda pela carreira comercial. Trabalha primeiro no Porto, e em 1906 segue para Moçambique. Aos 36 anos volta à Metrópole e ingressa no Convento Franciscano de Vilariño de Ramallosa, Espanha, onde toma o hábito em 14 de Agosto de 1924, do qual sai após dois anos de vida conventual; e sendo-lhe recusada entrada no Seminário do Porto, é recebido no de Coimbra, em 1925.

Recebe a Ordenação sacerdotal em 29 de julho de 1929 e encarrega-se da Sopa dos Pobres, em Coimbra. «Doente como então era- disse- o meu Prelado havia-me dispensado de todas as obrigações, tendo eu tomado esta de visitar Pobres por não servir para mais nada.... Dedica-se ao apostolado da Caridade nos tugúrios de famílias em dificuldades. Visita hospitais e cadeias. De 1935 a 1939 organiza Colónias de Campo em S. Pedro de Alva, Ceira e Miranda do Corvo; e funda o Lar do Ex-Pupilo dos Reformatórios, na Rua da Trindade, Coimbra, em 1 de Janeiro de 1941, depois entregue aos serviços Tutelares de Menores em 1950.

A morte surgiu no Hospital Geral de Santo António, do Porto, a 16 de Julho de 1956 (aos 68 anos), em consequência dum desastre de automóvel em S. Martinho do Campo, Valongo, no regresso duma viagem ao sul do País.

Custo Justo/O
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 296 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta inferior a 9 minutos

Opções do anúncio