Vidas À Parte Passado, Presente e Futuro (Associação dos Albergues Nocturnos do Porto)

Vidas À Parte Passado, Presente e Futuro (Associação dos Albergues Nocturnos do Porto)

Vendo: 6,00 euros - Tem 8 Fotos

Titulo: Vidas À Parte Passado, Presente e Futuro (Associação dos Albergues Nocturnos do Porto)

Autor: Sara Ferreira Cruz, Miguel Pereira das Neves, Rita Quintas, Andrea Quintas, Vânia Lima Bastos

Edição: Associação dos Albergues Nocturnos do Porto

Dimensões: 21 x 15 cm

Peso: 0,500 Kg

Páginas: 301

A 1 de Dezembro de 1881, a Associação dos Albergues Noturnos do Porto surge da iniciativa do então Rei de Portugal D. Luíz I; este, contou para o efeito com o generoso e inestimável apoio e contributo do Bispo do Porto, Cardeal D. Américo, bem como de toda a elite da sociedade portuense da época. O pensamento do Rei era o de criar, à imagem do que já havia sucedido em Lisboa, uma Associação destinada a prover gratuitamente o bem-estar a todo o Homem que a procurasse, independentemente da sua origem, raça, credo ou situação social, desde que este se encontrasse sem recursos que lhe permitissem uma subsistência condigna. Esta intenção foi de imediato acolhida por todos os presentes que se disponibilizaram a colaborar entre si para concretizar a ideia e vontade que perdura até aos dias de hoje perfazendo já 14 décadas de existência.

Atualmente mantêm-se em funcionamento 2 Centros de Alojamento Temporário com 97 utentes/dia, distribuição de refeições via Plano de Emergência Alimentar a cerca de 70-80 utentes/dia.

A realidade dos Albergues que, sendo uma resposta temporária, acaba por ser residência prolongada ou reincidente de muitas pessoas, por falta de respostas de habitação, de emprego e de integração social, e de enormes lacunas em termos de resposta para situações de doença mental, ajustadas ao perfil destas pessoas. Na base da situação de sem-abrigo, estão causas como as dependências de álcool ou de substâncias psicoativas, desemprego ou precaridade no trabalho, insuficiência financeira, ausência de suporte familiar, e de forma muito abrangente e transversal, a problemas de saúde mental, que importa ter em conta no processo de recuperação e de integração.

Missão: Acolher pessoas em risco de exclusão social, com atenção especial às que se encontram em situação de sem abrigo, através de processos personalizados, que permitam o desenvolvimento integral e o compromisso com um projeto de vida inclusivo e positivo na sociedade.

Visão: Um Mundo onde todas as pessoas são acompanhadas num projeto de vida de plena realização pessoal e comunitária, com a autonomia possível para cada um.

Valores: Dignidade, Respeito, Ética, Empatia, Compreensão, Profissionalismo, Transparência

Princípios: Acolhimento Humano, Desenvolvimento Integral Individualizado, Acompanhamento no Projeto de Vida, Sustentabilidade e Melhoria Contínua

Custo Justo/O

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 290 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio