Quinta Da Quintã Em Sousela, Lousada

Quinta Da Quintã Em Sousela, Lousada

Quinta da Quintã em Sousela, Lousada.

A Quinta da Quintã já existia nos inícios do século XVII, sendo prazo do mosteiro de Paço de Sousa.
Esta Quinta confronta com a denominada Estrada Santa Maria de Sousela (M561).

Tem excelentes acessos, pois fica a cerca de 5 minutos de carro da autoestrada A42.
Dispõe de redes públicas de distribuição de energia elétrica (com iluminação pública) e de abastecimento de água e telefone.
A propriedade confronta com a via pública na extensão de cerca de 85 metros. Parte desta confrontação é constituída pela fachada da casa e a outra por muro um de vedação também em alvenaria de pedra. Existem três portões que dão para a estrada confinante: além do portão da fachada, agora apenas pedonal, existe um largo (cerca de 7 metros) portão de correr, apoiado no muro de vedação, e um outro para entrada de pessoas, também apoiado no muro de vedação.
Devido à recente subida do nível da estrada, considerável, a altura da fachada e do muro ficou diminuída. Num caso e noutro, o nível interior é consideravelmente mais baixo. No caso do muro, a parte interior começa por ser bem mais alta do que a exterior, até ficarem ao mesmo nível no local do portão largo, de acesso automóvel.
No PDM de Lousada, a faixa confinante com a estrada, com uma profundidade variável entre 20m e cerca de 40m, está em mancha classificada como "Zona de Expansão de Aglomerados"
- "Média Densidade", e a parte restante da propriedade está em "Zonas de Salvaguarda" - Reserva Agrícola Nacional (RAN).
A parte incluída em Zona Urbana e Urbanizável tem uma área de aproximadamente 2.500 m2 e abrange as edificações que existem na propriedade, bem como a faixa de terreno envolvente, que se prolonga para Nascente.

A casa
Trata-se de uma casa agrícola que remonta pelo menos ao início do séc. XVII, toda em pedra, desafogada e com boas vistas, que se presta a um restauro e aproveitamento com enormes potencialidades. A fachada exterior ficou diminuída em altura devido à substancial subida do nível da rua, o que obrigou a fazer umas escadas de acesso ao principal portão de entrada. Tem contudo, à ilharga da casa, um largo portão para acesso automóvel.

Antiga vinha
A Quinta da Quintã tinha uma vinha que ocupava 58.000 m2 (parte do artigo rústico nº 560) e que foi plantada em 2001 e 2002, tendo uma produção média anual de 58.000 quilos de uva. Mas a vinha foi arrancada em 2019, permanecendo, contudo, a infraestrutura preparada para o comprador poder replantar nova vinha ou outra plantação, como por exemplo pomar.
A área da vinha teve um contracto de arrendamento rural, por um prazo de 20 anos, com início em 1 de janeiro de 2001, pelo que terminou no início deste ano, a 1 de janeiro de 2021, feito com a Engª Joana Mota de Castro, da Quinta de Lourosa, também em Sousela.
A área arrendada correspondia aos campos Grande, da Mata, da Vessada e do Sobrão, aos lameiros da Cale e da Reserva e às três leiras da Mata, tendo o proprietário dado autorização à arrendatária para proceder à reconversão e instalação de novas vinhas e proceder às necessárias terraplanagens e obras de drenagem e regra, ficando a dita arrendatária obrigada a entregar aos senhorios a parte arrendada, no final do contracto, em bom estado de conservação.

Referência: ASL21005
Por sermos intermediários de crédito devidamente autorizados pelo Banco de Portugal (Reg. 2736), fazemos a gestão de todo o seu processo de financiamento, sempre com as melhores...
Ver mais

Contactar o anunciante

AS Imobiliária

AS Imobiliária

Anunciante desde Nov. 2017 PRO
Verificado com 736 anúncios publicados Lousada - Sousela
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 2 dias

Opções do anúncio