Francisco Gaia, óleo sobre tela (50x60), "Rua de Santa Catarina"

Francisco Gaia, óleo sobre tela (50x60), "Rua de Santa Catarina"

Óleo sobre tela de um dos mais amados e admirados artistas plásticos portugueses, Francisco Gaia. Datada de 1988, esta pintura titula-se "Rua de Santa Catarina", e mede 50x60vm. A sua obra enquadra-se no expressionismo abstracto.



Francisco Gaia nasceu em 1933, no Cartaxo, e começou a expor as suas obras em 1951, tendo realizado várias exposições em Portugal e no estrangeiro. Frequentou a Academia de Pintura Moderna de Haia, na Holanda, onde se formou em Artes Plásticas. Nos anos 60 e 70 passou por Paris e teve a oportunidade de conviver com vários artistas que marcaram a história do modernismo, como Pablo Picasso, com quem trabalhou durante vários anos. Foi homenageado com a Medalha de Mérito e Diploma Artístico pelo Círculo de Cultura Luso-Brasileira e recebeu o Diploma do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, na Holanda. Nos Estados Unidos, o Guggenheim, de Nova Iorque, acolhe a sua obra "Desastres da Guerra de 1945".



Faleceu por complicações do Covid, aos 87 anos, em 2021. O artista ribatejano continua a ser celebrado, como aconteceu recentemente numa exposição em sua homenagem em Vila Franca de Xira.

Contactar o anunciante

Bachir

Anunciante desde Abr. 2024
Verificado com 1 anúncio publicado Almada - Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
Último acesso há mais de 15 dias

Opções do anúncio