Livro www.capitalismo

Livro www.capitalismo

www.capitalismo
de Alain Minc
Sinopse

A consequência da queda do comunismo - que acelerou a globalização financeira, técnica e comercial - com o progresso das tecnologias de informação constitui uma verdadeira revolução. Abriu-se assim um ciclo de crescimento nunca visto.

Entramos num «novo estádio do capitalismo - segundo a afirmação de Marx: ao capitalismo empresarial sucede um capitalismo patrimonial, um novo capitalismo que confere o poder aos accionistas e aos consumidores. Ele lança por terra os Estados, os sindicatos, os equilíbrios socioeconómicos laboriosamente elaborados desde 1945, mas não está em condições de impor a sua ditadura. Pois há sempre novos contra-poderes que se vão afirmando, dominados pela aliança da justiça, dos media e da opinião pública.

O www.capitalismo é uma criação do mercado e da Internet: com ele metamorfoseiam-se as relações sociais, os mecanismos de enriquecimento, as hierarquias colectivas. Surge uma estranha sociedade, que vê coabitarem o pleno emprego, a exclusão e a emigração.

Se o modelo social-democrata servia para o capitalismo empresarial, qual será o novo contrato social que se pode adequar ao capitalismo patrimonial?
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Jose Sousa

Anunciante desde Out. 2011
Verificado com 992 anúncios publicados Viseu - Viseu
Último acesso há mais de 3 horas

Opções do anúncio