Nebulosidade Variável

Nebulosidade Variável

Nebulosidade Variável
de Carmen Martin Gaite


Sinopse

Premio Nadal 1957
Premio Príncipe de Asturias de las Letras 1988
Premio Castilla y León de Literatura 1992
Premio Nacional de las Letras 1994

Sofia Montalvo e Mariana León eram amigas de colégio. Sofia, jovem imaginativa, de carácter aberto, viu-se aprisionada numa obscura existência de esposa e mãe. Mariana, cuja trajectória amorosa se revela mais confusa que apaixonada, conseguiu converter-se numa brilhante psiquiatra na moda. Ao cabo de mais de trinta anos o acaso faz com que se encontrem num coquetel e a memória da sua amizade desencadeia em ambas numa revolta interior que irá crescendo ao longo desta obra.
Nebulosidade Variável é, deste modo, a história de duas escritas: Sofia e Mariana vão dizer-nos, cada qual na sua voz, como decorrem as respectivas vidas. Mas este romance é, talvez acima de tudo, a reconstrução de uma amizade. Como outrora eram fundadas as cidades, Sofia e Mariana ergueram, através da linguagem, uma zona subtil na qual se insere o que nunca disseram uma à outra, os equívocos, os amores perdidos, as inesperadas mudanças de humor.
Com Nebulosidade Variável, Carmen Martín Gaite, esta extraordinária escritora possuidora de um estilo que se move magistralmente e com idêntico desprendimento nos diálogos, nas invocações poéticas e na criação das personagens, conseguiu realizar uma das obras-primas da literatura espanhola contemporânea.

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Jose Sousa

Anunciante desde Out. 2011
Verificado com 994 anúncios publicados Viseu - Viseu
Último acesso há mais de 3 horas

Opções do anúncio