O Curso das Estrelas

O Curso das Estrelas

O Curso das Estrelas
de Frederico Lourenço


Sinopse
No segundo romance de Frederico Lourenço (o autor publicou no início deste ano "Pode um Desejo Imenso", que suscitou as mais apaixonadas reacções) regressa o protagonista, Nuno Galvão, cerca de vinte anos mais novo, quando acaba de se licenciar em Letras e participa numa equipa que prepara uma importante edição das "Rimas", de Camões. Centrada no mundo universitário, a história decorre no início dos anos 80. As dúvidas que se colocam a um jovem, que hesita nas suas opções amorosas (e, no caso de Nuno Galvão, mesmo na sua orientação sexual), na escolha da profissão, na qualidade dos textos que escreve. A ilusão de que podemos escolher o nosso destino (vejam-se os versos de Camões escolhidos para epígrafe do livro: "O curso das estrelas contemplava, / e como por sua ordem discorria/ o céu, o ar e a terra adonde estava") - Espinosa dizia que nós somos simples joguetes de uma força maior que nos impele a fazer aquilo que fazemos. Sobre isto reflecte Frederico Lourenço, numa prosa acessível e fluente, sem deixar de ser rigorosa.

"A originalidade de Frederico Lourenço está, acima de tudo, na simplicidade do texto. A prosa torna-se visual e não há recurso a saltos temporais. O vocabulário é acessível, mesmo se por vezes aparecem palavras de uso académico. A simplicidade permite ganhar clareza e a ausência de artifícios apenas enriquece a compreensão das ideias inteligentes deste livro divertido e contra a corrente.
" Em resumo, estamos perante um autor que revela grande segurança e que se afirma neste livro. Sem pretensões e contando uma história com eficácia desarmante."
Luís Naves, Diário de Notícias
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Jose Sousa

Anunciante desde Out. 2011
Verificado com 992 anúncios publicados Viseu - Viseu
Último acesso há mais de 3 horas

Opções do anúncio