Brasil Díptico

Brasil Díptico

Brasil Díptico
de Filomena Cabral


Sinopse
Neste díptico, os tempos cruzados remetem para uma espessura histórica, experiência de temporalidade, modelos de conduta. O mar, esplêndida metáfora do desconhecido, é espelho ambíguo onde se projectam imagens de navegador e navegado, rumo a uma futura memória, embora possam ser invocados - a pretexto das comemorações do Descobrimento do Brasil -, motivos para a travessia dos oceanos disponíveis para a ousadia, num emaranhado de linhas, de rede inter-lugares, labirintos múltiplos.
Em História o que acontece não poderá ser repetido - a efeméride torna-se abstracção -, sim recordado pelo testemunho dos actores sociais, políticos -, das personagens inconscientes do seu papel de sujeito ou observador, o tempo histórico é uma sucessão de factos. O direito de agir está sempre em foco, ainda e quando a narradora recorre à ironia, a uma estética do riso ocasional, para encenar a liberdade (Bakhtin), a subversão servida pela ruptura das regras.
Apesar do universo de personagens históricas e fictícias de Ouro e Viagem, Portugal, Brasil, as ideias - destas é a epopeia - são as figuras principais, espaços onde se desenvolvem sagas de famílias que viajaram para a América.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Jose Sousa

Anunciante desde Out. 2011
Verificado com 992 anúncios publicados Viseu - Viseu
Último acesso há mais de 1 dia

Opções do anúncio