A casa Tellier / Bola de sebo de Guy de Maupassant

A casa Tellier / Bola de sebo de Guy de Maupassant

Título: A casa Tellier / Bola de sebo
Autor: Guy de Maupassant
Editora: Círculo de Leitores
Edição/Impressão: 1992
Classificação Temática:
Páginas: 244
ISBN: 972-42-0599/1
Capa dupla
Usado
Dim.: 21,2x13,2cm aprox.
Portes Grátis
---
Sinopse:
A casa Tellier
A história se passa na França, em fins do século XIX. A Casa Tellier é o bordel de uma pequena cidade do interior. As autoridades e as senhoras fingem ignorar a existência desse estabelecimento, que é o centro de reuniões dos homens da sociedade local. Os frequentadores vão até lá por causa das moças, naturalmente, mas também para tomar uma cerveja e conversar com Madame, a dona do bordel. Madame é uma pessoa respeitável, a tal ponto que seus parentes de uma cidade vizinha ignoram sua profissão: pensam que ela é a dona de uma próspera quitanda.

Bola de sebo
A trama de Maupassant conta a trajetória de dez passageiros que, após a ocupação prussiana na França, decidem fugir de Rouen. São eles três casais burgueses, duas freiras, um republicano radical e uma jovem prostituta, chamada de Bola de Sebo por ser pequena e bastante robusta. No primeiro dia de viagem, depois de horas na estrada e sem mantimentos à vista, pois a Guerra havia afastado os comerciantes da região, todos os passageiros estão cansados e mortos de fome. Bola de Sebo, então, retira uma cesta cheia de pães e carnes e fica feliz em dividi-la com os outros passageiros, que a princípio relutaram, por serem de uma classe social mais alta do que ela, mas no fim cederam à fome imensa.
Finalmente, o grupo de passageiros chega a uma estalagem onde passam a noite. No dia seguinte, no entanto, o comandante prussiano proíbe a continuação da viagem do grupo francês. Ele afirma que só deixará o grupo seguir viagem se Bola de Sebo dormir com ele. Bola de Sebo fica ultrajada com a proposta e a rejeita diversas vezes. Com o passar do tempo, os outros passageiros ficam com raiva por terem sido detidos ali pelo fato de uma prostituta não fazer o trabalho que lhe é requisitado. Bola de Sebo acaba cedendo pelo bem dos outros e no dia seguinte o grupo continua a viagem.
Preparados, desta vez, com muita comida para o trajeto, os passageiros entraram na carruagem. Bola de Sebo, no entanto, não teve tempo para trazer mantimentos. Durante a viagem, todos se regalaram com a fartura de comida, mas ninguém teve a audácia de partilhá-la com uma mulher suja como aquela prostituta.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Coral

Coral

Anunciante desde Dez. 2015 PRO
Verificado com 2 278 anúncios publicados Silves - Silves
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio