"A Sociedade Feudal" de Marc Bloch - 2ª Edição de 1987

"A Sociedade Feudal" de Marc Bloch - 2ª Edição de 1987

"A Sociedade Feudal"
de Marc Bloch

2ª Edição de 1987
Edições 70
Coleção Lugar da História
502 Páginas

Esta obra de referência obrigatória, é um clássico para quem queira conhecer a essência da sociedade feudal, como ela funcionou, como evoluiu. Aborda o período que vai de meados do séc. IX até aos primeiros decénios do séc. XIII, num quadro geográfico que abrange a Europa ocidental e central. Bloch dá-nos a conhecer o meio e as condições de vida, os laços de sangue, a vassalidade e o feudo, as classes, a dependência das classes inferiores, o governo dos homens e a feudalidade como tipo social. Ao mesmo tempo avalia o papel da Igreja, da realeza, da força burguesa, da cidade, da comuna. Um fresco notável de um dos mais insignes historiadores do século XX.

---
Marc Léopold Benjamim Bloch (Lyon, 6 de julho de 1886 Saint-Didier-de-Formans, 16 de junho de 1944) foi um historiador francês e um dos fundadores da Escola dos Annales.

Filho de Gustave Bloch, professor de História Medieval, Marc Bloch estudou na Escola Normal Superior de Paris, em Berlim e em Leipzig antes de ser bolseiro da Fundação Thiers (1909 a 1912) onde escreveu sua tese de doutorament sobre o fim da servidão dos camponeses na Île-de-France (Ilha de França).

Participou da Primeira Guerra Mundial, na arma de infantaria, tendo sido ferido e recebido uma condecoração militar por mérito (Cruz de Guerra 1914 a 1918 (França)).

Após a guerra ingressou na Universidade de Estrasburgo, instituição onde conheceu e conviveu com Lucien Febvre. Com este fundou, em 1929, a Revue des Annales. Em 1936, sucedeu a Henri Hauser na cadeira de História Económica da Sorbonne. A revista e o seu conteúdo conheceram sucesso mundial, dando origem à chamada Escola dos Annales.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, e a ocupação nazi da França, Bloch, por ser judeu, teve que deixar a direção da Revista dos Annales, que passou a ser orientada apenas pelo seu colega Lucien Febvre.

Bloch militou na resistência francesa, fez parte do comité diretor do órgão Franc-tireur (Franco-atirador). Detido e torturado pela Gestapo, foi fuzilado em 16 de junho de 1944.

ESGOTADO NESTA EDIÇÃO

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 872 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio