&etc José-Alberto Marques // Flexões Reflexões

&etc José-Alberto Marques // Flexões Reflexões

Autor: José Alberto Marques
Obra: Flexões Reflexões
Editor: &etc, 1985
Colecção: e tal
Págs: 41

Observações: José Alberto Marques [Torres Novas, 1939]
Poeta e ficcionista.
Fez estudos secundários na sua terra natal, tendo aí feito parte da direcção do Cine Clube. Em 1959 matriculou-se na Faculdade de Direito de Lisboa, curso que não concluiu, sendo nesse mesmo ano editor do jornal Quadrante. Tentou várias profissões até ingressar no ensino secundário como professor, enquanto cursava História na Universidade de Lisboa, passando depois para o ensino preparatório.
Foi co-fundador e encenador da Secção de Teatro do Orfeão da Covilhã e um dos organizadores do 1. Festival de Teatro Amador da Covilhã. Levou à prática a divulgação da moderna poesia portuguesa por intermédio de colóquios acompanhados de espectáculos ao vivo. Em 1970 foi preso pela PIDE [polícia política da ditadura].
Colaborou na maior parte das realizações e manifestações do Movimento de Poesia Experimental, como revistas (Poesia Experimental, Operação 1, Hidra 2, PO/EX 80), happenings, etc. Participou em várias exposições de poesia visual em Portugal e no estrangeiro. Organizou, com E. M. de Melo e Castro, uma Antologia da Poesia Concreta em Portugal (1973).
Realizou individualmente várias performances. O seu livro Flexões Reflexões serviu de base a um espectáculo multimédia no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Colaborou em páginas e revistas literárias onde encetou a crítica literária. Foi co-fundador da cooperativa cultural Sal da Terra, Lisboa, a que pertenceu a revista Crisol de que foi director literário.
Dedica-se também à literatura infanto-juvenil como divulgador e autor. A sua obra alia ao gosto da criatividade e da experimentação um desinibido e saudável sentido de humor, a que não é totalmente alheia a lição surrealista.
Foi membro suplente da Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999

Muito bom estado
Portes grátis
Pagamento por paypal, transferência bancária ou mbway

literatura
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 083 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio