"Romeu Correia: O Homem e o Escritor" de Alexandre M. Flores - 1ª Edição de 1987

"Romeu Correia: O Homem e o Escritor" de Alexandre M. Flores - 1ª Edição de 1987

"Romeu Correia: O Homem e o Escritor"
de Alexandre M. Flores

1 Edição de 1987
Câmara Municipal de Almada
184 Páginas
20 Páginas de fotos em Extra texto

Romeu Henrique Correia (Cacilhas, Almada, 17 de Novembro de 1917- Almada 12 de Junho de 1996) foi um escritor, dramaturgo e desportista português. Em Almada, cidade onde nasceu e viveu, existe o Fórum Municipal Romeu Correia, espaço cultural inaugurado em 1997 onde se concentram a Biblioteca Municipal e o Auditório Fernando Lopes-Graça. Na freguesia de Feijó, existe a Escola Secundária Romeu Correia e no Núcleo Histórico de Almada (Rua Leonel Duarte Ferreira, Almada Velha) pode ser encontrado um painel em azulejo alusivo à sua obra literária da autoria de Louro Artur.

Romeu Correia foi escritor e dramaturgo autodidacta. Colaborou em várias publicações, das quais se destacam o Suplemento Cultural de O Comércio do Porto, Vértice, Sílex ,Jornal Record entre outras.

Destacou-se como ficcionista e dramaturgo, inserindo-se inicialmente na corrente Neorrealista. As suas obras são marcadas por uma forte ligação às fontes da literatura oral popular e decorrem frequentemente em ambientes como os do circo, das feiras, do teatro de fantoches ou outros grupos marginais à sociedade. A estas características aliam-se, porém, técnicas dramáticas do teatro de vanguarda. Foi, nos últimos anos da sua vida, o dramaturgo mais representado por grupos amadores de teatro em Portugal.

De todos os seus romances, como Trapo Azul (1948), Calamento (1950), Gandaia (1952), Desporto Rei (1955), Tritão (1982) ou Cais do Ginjal (1989), é Bonecos de Luz (1961) o seu romance mais consagrado, incluído por diversas vezes em manuais escolares do 1. e 2. ciclos, chegou a ser obra de leitura recomendada para o liceu, e foi alvo de adaptações para cinema que não chegaram a se concretizar. Em 2017, Bonecos de Luz foi adaptado para teatro pela Companhia de Teatro de Almada, com encenação de Rodrigo Francisco.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio