Corrupção

 23 Mai, 17:54

10 €

Corrupção

23 Mai, 17:54

10 €

  • VendaTipo
  • SintraConcelho
  • Massamá e Monte AbraãoFreguesia
  • 31593541Id do anúncio

Operação Marquês, Face Oculta, Operação Furacão, Universo Espírito Santo.

Parecem títulos de policiais sumarentos mas são os nomes de alguns dos muitos casos recentes de corrupção no nosso País. Casos reais que vão destapando progressivamente o pântano da corrupção e mostrando os grupos de interesses que há quatro décadas mandam na política e na economia.

A corrupção obriga os portugueses a pagar sucessivas bancarrotas de bancos mal geridos, rouba dos cofres do Estado milhões e milhões em derrapagens de obras púbicas, atribui perdões fiscais milionários mas é implacável com os pequenos contribuintes, tem para o País um custo anual próximo dos 18 mil milhões de Euros.

Olhemos a verdade de frente: Portugal tem um grave problema de corrupção.

Mais de 4 décadas depois da viragem democrática, pouco mudou na eficácia do combate à corrupção e aos crimes económicos a ela associados. Entretanto, vários membros da chamada elite- de políticos a governantes, passando por banqueiros, advogados e empresários -têm feito fortunas com a incapacidade do País para punir os criminosos. Apesar disso, Portugal vai ignorando mais de 70% das recomendações da União Europeia para combater a corrupção. Porquê?

De onde nasce a corrupção? O que lhe permite alastrar-se como fogo posto? E porque continuam impunes muitos dos seus mais vis protagonistas? E como podemos nós, cidadãos comuns, lutar para travar esta epidemia?

Isaltino Morais, Duarte Lima, Oliveira e Costa, Sócrates, Armando Vara, Berardo, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro, Nuno Vasconcellos e Ricardo Salgado, entre outros, são apenas os rostos mais visíveis dessa galáxia de dinheiro sujo que alimenta há mais de 40 anos uma boa parte da vida política e pública de Portugal.

Em bom estado. Envio por correio para todo o país, sendo os portes pagos pelo comprador.


Fernando Magalhães

Anunciante desde Abr. 2013
Sintra