A Batalha de Dien Bien Phu de Jules Roy

A Batalha de Dien Bien Phu de Jules Roy

Vendo: 12,00 euros - Tem 8 Fotos

Anotações: Obra profusamente ilustrada

Titulo: A Batalha de Dien Bien Phu
Autor: Jules Roy
Capa: José Cândido
Tradução: Tenente-Coronel Augusto Gomes Pastor Fernandes
Editora: Livraria Bertrand
Dimensões: 16 x 22 cm
Páginas: 417

Sinopse:

A Batalha de Dien Bien Phu (em francês Bataille de Diên Biên Phu, em vietnamita Trn in Biên Ph) foi uma fase decisiva da Guerra de Resistência Antifrancesa que opôs as forças da União Francesa e do Vit Minh, em Tonkin (norte do atual Vietnã), entre 13 de março e 7 de maio de 1954.

Após oito semanas de duros combates, as tropas do Vit Minh, com cerca de 80 mil homens, sofreram 7 900 mortos e 15 000 feridos, mas venceram as tropas da União Francesa. Entre os franceses, houve 2 293 mortos e 5 193 feridos, além de 11 721 soldados feitos prisioneiros, a maioria dos quais não sobreviveu ao cativeiro, tendo sido repatriados apenas 3 290 homens.

Dien Bien Phu é um pequeno planalto no nordeste do Vietname, na província de Lai Chau, no alto Tonkin, na qual se encontra a localidade de Dien Bien Phu. Situa-se nas proximidades das fronteiras da China e do Laos, em plena região tai. Ðin significa 'administração'; Biên, 'espaço fronteiriço' e Ph, distrito, ou seja, em francês, chef lieu d'administration préfectorale frontalière (em português, 'sede da circunscrição administrativa de fronteira'). Em língua tai, a povoação chama-se Muong Tanh. O local apresenta-se como uma grande planície coberta de arrozais e campos, com a aldeia propriamente dita, e uma ribeira (Nam Youn) que atravessa a planície. É o único sítio plano em centenas de quilómetros ao redor e lá se situa um antigo aeródromo construído pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois da sua conquista em Novembro de 1953 durante a operação Castor, foi, no ano seguinte, o teatro de uma violenta batalha entre o corpo expedicionário francês, composto de tropas da Legião Estrangeira, de tropas coloniais pára-quedistas, de artilheiros, de cavaleiros, de tropas aerotransportadas pára-quedistas metropolitanas, regimento de engenharia, saúde, grupos de caça da força aérea. Sem esquecer as tropas de África, bem como o batalhão pára-quedista vietnamita, que compõem os países membros da União Francesa, sob o comando do coronel Castries (nomeado general durante a batalha) e o essencial das tropas Vit Minh sob as ordens do general Giáp.

Esta batalha saldou-se com a vitória do general Giap a 7 de Maio de 1954 e foi a última da Guerra da Indochina, exceptuando a embuscada do Grupo Móvel 100 em An Khé alguns dias antes dos Acordos de Genebra. França abandonou a parte norte do Vietname (o Tonkin), depois dos acordos de Genebra, assinados em Julho de 1954, que instauraram uma divisão do país ao longo do paralelo 17.

Autor:

Jules Roy, nasceu na Argélia, 22 de Outubro de 1907 e façleceu em Vézelay, 15 de Junho de 2000) foi um escritor e militar francês.

Prémios Literários

Prémio Renaudot em 1946 por La Vallée heureuse
Grande Prémio literário do Mónaco em 1957
Grande Prémio de literatura da Academia Francesa em 1958
Grande Prémio nacional das Letras em 1969
Prémio da Cidade de Paris em 1975
!
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 291 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio