Afirma Pereira de Antonio Tabucchi

Afirma Pereira de Antonio Tabucchi

Vendo: 4,00 euros - Tem 2 Fotos

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

Titulo: Afirma Pereira
Autor: Antonio Tabucchi
Tradução:José LIma
Editora: Bibliotex, SL (Público)
Dimensões: 13 x 21 cm
Páginas: 158

Sinopse:

Lisboa, 1938. Numa Europa varrida pelo fantasma dos totalitarismos, Pereira, um jornalista dedicado toda a vida aos casos do dia, recebe o encargo de dirigir a página cultural de um jornal medíocre, o Lisboa. Pereira tem um sentido um tanto fúnebre da cultura e prefere traduzir os romancistas franceses do século XIX, dedicar-se à elegia dos escritores desaparecidos, preparar necrológios antecipados.
Necessitado de um colaborador, contacta o jovem Monteiro Rossi que, apesar de ter escrito uma tese sobre a morte, está inequivocamente comprometido com a vida.
A intensa relação que se estabelece entre o velho jornalista, o impulsivo e idealista Monteiro Rossi e a namorada deste, Marta, irá resultar numa crise pessoal, numa maturação interior e numa dolorosa tomada de consciência que transformará profundamente a vida de Pereira.
Um romance magistral que conquistou a unanimidade da crítica, os mais importantes prémios e a resposta entusiástica dos leitores.

Opinião de Leitores:

Afirma Aurore que este livro é óptimo
Aurore Aout

Este livro é daqueles que se lê num ápice. É tão envolvente, a leitura é fácil, divertida e astuta. Estamos em Lisboa de 1938, por altura do Salazarismo e com a guerra civil espanhola a desenrolar se ali ao lado. O senhor Pereira afirma muitas coisas, afirma Pereira que é viúvo, afirma Pereira que não tem filhos e afirma Pereira que é responsável da página cultural de um jornal vespertino. Mas o senhor Pereira coitado tem uma postura tão apática e apolitica que sente que a vida não tem grande sentido... até que se cruza com o rapaz, o Monteiro Rossi, que Apesar de tão incompetente e irresponsável tem um espirito de revolução tão diferente do que o Pereira está habituado que de certo modo o inebria. Este confronto resulta neste romance divertido, emocionante e sentimental.

Belo Livro
Frederico Calheiros

Muito bem escrito e construído. A narrativa é simples e o tom do narrador é calmo, mas a história agarra-nos a partir da primeira página até o fim. Uma boa Leitura sobre Portugal (e a Europa) na década de 30.

Autor:

Escritor italiano nascido em 1943, em Pisa. Tendo sido professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Génova, foi diretor do Instituto Italiano di Cultura em Lisboa. Dedicado ao estudo da figura de Fernando Pessoa, produziu ensaios sobre este autor e traduziu obras suas.
Paralelamente à sua atividade de pesquisa e crítica literária, criou uma notável obra como ficcionista, de onde se destacam Donna di Porto Pim (A Mulher de Porto Pim, 1983), Notturno Indiano (Nocturno Indiano, 1984), Piccoli Equivoci Senza Importanza (Pequenos Equívocos sem Importância, 1985) e Sostiene Pereira (Afirma Pereira, 1994). Esta última deu origem ao filme com o mesmo nome, realizado por Roberto Faenza e filmado em Portugal.
Em 2001, um artigo que escreveu para o jornal fancês Le Monde e que foi traduzido pelo jornal espanhol El País (acerca da liberdade de expressão), fez com que António Tabucchi fosse galardoado com o Prémio de Liberdade de Expressão Josep Maria Llado, na Catalunha, em Espanha.
Faleceu em Lisboa, a 25 de março de 2012
!
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 292 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio