Fédon Diálogo Sobre a Imortalidade da Alma, Platão

Fédon Diálogo Sobre a Imortalidade da Alma, Platão

Vendo: 6,00 euros - Tem 8 Fotos

Observações: Traduzido do grego por P. Dias Palmeira: Procedido de uma notícia histórico-filosófica por Joaquim Carvalho

Titulo: Fédon Diálogo Sobre a Imortalidade da Alma
Autor: Platão
Editor: Atlântida Editora (edição de 1975)
Dimensões: 14 x 19 cm
Páginas: 112

Sinopse:

Fédon é um dos grandes diálogos de Platão de seu período médio, juntamente com a A República e O Banquete. Fédon, que retrata a morte de Sócrates. O tema da obra Fédon é considerado ser a imortalidade da alma

O Fédon ou o Diálogo sobre a Imortalidade da Alma, tem por cenário o dia da morte de Sócrates, a par com o Banquete (ou O Simpósio), o mais belo dos diálogos platónicos.

Fédon, amigo de sócrates, narra, através da palavra de Platão, a alegria da morte de um homem justo.

O tema principal é o da Imortalidade da Alma, pelo que havendo imortalidade da alma, não há verdadeira morte.

Constitui, na obra de Platão, um diálogo da maturidade, e faz parte dos escritos que o filósofo produziu sobre a morte de sócrates, adquirindo, como diálogo indirecto, na sua leitura, a natureza literária da novela.

Autor:

Platão, nasceu em Atenas 428/427 a.C. Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele é amplamente considerado a figura central na história do grego antigo e da filosofia ocidental, juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles. Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental, e também tem sido frequentemente citado como um dos fundadores da religião ocidental, da ciência e da espiritualidade.

Platão era um racionalista, realista, idealista e dualista e a ele tem sido associadas muitas das ideias que inspiraram essas filosofias mais tarde. Foi o inovador do diálogo escrito e das formas dialéticas da filosofia. Platão também parece ter sido o fundador da filosofia política ocidental. Sua mais famosa contribuição leva seu nome, platonismo (também ambiguamente chamado de realismo platônico ou idealismo platônico), a doutrina das Formas conhecidas pela razão pura para fornecer uma solução realista para o problema dos universais. Ele também é o epônimo do amor platônico e dos sólidos platônicos. Alguns já alegaram que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles.

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 594 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora