Jovem Médico de Robin Cook

Jovem Médico de Robin Cook

Vendo: 2,00 euros - Tem 2 Fotos

Titulo: Jovem Médico
Autor: Robin Cook
Tradução: Maria Luísa Gonçalves dos Santos
Editora: Circulo de Leitores
Páginas: 271

Sinopse:

O livro aborda exactamente a temática de um internato e respectivas condições de trabalho, habitação, alimentação, carga horária Todos os factores e jovem-medicoxistentes num período de internato são descritos de um modo personalizado pela personagem principal, um médico interno, que vive durante esse período de tempo uma autêntica tortura, perdendo horas de sono, ignorando algumas refeições diárias devido aos horários exigentes O protagonista também relata diversos casos retidos na sua memória, devido ao facto de o marcarem como pessoa, amigo e médico Por vezes, não é suficientemente frio/firme para separar a vida pessoal e a vida profissional, ou para executar a sua função sem se impressionar inutilmente, o que constitui também um ingrediente para a receita do fracasso, com a qual ele se depara dia após dia e, consequentemente, tenta rejeitar todos os obstáculos que se encontrem no seu caminho. Ele, como bom aprendiz que era, observava pertinente e meticulosamente todos os métodos e processos médicos que envolviam perícia efectuados por parte de médicos veteranos mais experientes na matéria.

O livro Jovem Médico, de Robin Cook é extremamente intrigante e revelador de perspicazes lições de vida que transmitem óptimos ensinamentos aos jovens da actualidade.

provação de um médico interno cheio de medo, de amargura e dominadora fadiga. Uma história de idealismo e devoção, luta e frustrações, escrita com eloquência e profundo conhecimento da Medicina.

Neste livro o protagonista é o jovem Dr.Peters e para seu infortúnio, ao 15 dia de internato morre um paciente, devido a um cancro que se disseminou no abdómen. Coube-lhe a penosa tarefa de informar os familiares

Nos três primeiros meses o Dr. Peters passava a sua maior parte de tempo na unidade de cuidados intensivos (UCI) onde a acção era mais intensa e onde reinava um estado de crise permanente. Entre suturas, tratamentos e cirurgias foi nesta unidade que conheceu uma paciente que o marcou para sempre: a Sra.Takura velha simpática e agradável com um problema de fígado a qual foi sujeita a uma colecistectomia. Passadas duas horas da cirurgia, a Sra. Takura sofreu uma hemorragia mas que felizmente, foi controlada pelo cirurgião-chefe. O Dr. Peters nesta cirurgia limitou-se a segurar nos afastadores e a observar todos os passos. Mais tarde soube que a Sra. Takura tinha falecido. Sentiu-se frustrado e magoado. Como é que uma Sra. tão amável e afável falecia daquele modo? De uma forma tão repentina e inesperada?

Após três meses de internato, o Dr. Peters confrontou-se inadvertidamente com o termo MAC (morte à chegada) nas urgências, pois na escola não aprendeu como se comunicava a um familiar que o seu ente querido se encontrava morto quando chegou ao hospital. Com o passar do tempo as frases são pronunciadas automaticamente: «lamento profundamente, fizemos todos os possíveis mas o seu morreu. Verdadeiramente não se fizera nada, mas estas palavras cheias de hipocrisia serviam para apaziguar o espírito dos familiares

Nos últimos dias de internato, o Dr. Peters assistiu a todo o tipo de cirurgias, cabendo-lhe a tarefa de segurar os afastadores e ouvindo todo o género de ironias e conversas fúteis dos cirurgiões, enfermeiras e anestesistas mais experientes abafando a sua raiva, hostilidade e cansaço.

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 292 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio