Memórias dos Outros de Luís Oliveira Guimarães e José Ribeiro dos Santos - 1º Edição 1944

Memórias dos Outros de Luís Oliveira Guimarães e José Ribeiro dos Santos - 1º Edição 1944

Vendo: 25,00 euros - Tem 3 Fotos - Preço na Livraria Castro e Silva - Livros Raros 50,00 euros

Edição: 1 Edição 1944
Título: Memórias dos Outros
Autor: Luís Oliveira Guimarães e José Ribeiro dos Santos
Editora: Editora Marítimo Colonial, Lda
Páginas: 223

Sinopse:

Contém um índice onomástico.

Obra que recolhe ditos jocosos e anedotas organizados por grupos profissionais com muitas delas situadas na zona do Chiado e relativas a personagens a ela ligados.

Inclui anedotas relativas a políticos com larga referência à 1 Republica e algumas a Salazar, a diplomatas, juristas, homens de letras, jornalistas, artistas, actores e dramaturgos, toireiros e desportistas e personagens históricos de outros países.

Descrição:

«Cada época tem a sua cor, o seu cheiro, o seu ambiente, o seu espírito. Apesar da História ser uma espiral em que os acontecimentos, as modas, as situações sociais e políticas, travestidas com outros figurinos e cenografias, se repetem ciclicamente, há pelo menos algumas individualidades que não se repetem, são verdadeiramente genuínas e intrínsecas dum período. Realmente a maioria dos seres não passam de clones dos seus antepassados, dos seus antepassados, dos seus antepassados, dos seus antepassados, dos seus antepassados Se alguns evoluíram, outros mantiveram-se na raiz, mantiveram as mesmas características trogloditas, barbaras, medievo-inquisitoriais Contudo, como em tudo, há as tais excepções, uns como génios de irreverência criativa, de investigação, de pensamento, outros como seres especiais da evolução humana, outros como espelhos reflectores, como pintores, gravadores da paleta das cores, sons e sentires de cada época. São os cronistas do espírito, da alma social.

Luiz de Oliveira Guimarães é uma dessas figuras que não só marcou a sua época, como é o reflexo do seu espírito. Jornalista, Conferencista, Dramaturgo, Escritor L.O.G. foi não só um pensador, como um advogado e cronista da sociedade em que viveu. Recordar ("Recordar não é mais do que acordar o esquecimento" in As Blagues do Dr. Bonifrates pág. 87) a sua vida, a sua figura, as suas obras é viajar pelo espírito de uma época, de uma sociedade, é atravessar o tempo histórico. Através dele podemos sentir os odores, as cores, as formas de estar e viver das suas vivências, e dos outros que com ele compartiram os tempos e espaços. Recordamos pela sua pena as figuras que, com ele marcaram a sociedade, que com ele respiraram e transpiraram no nascimento da República, na implantação e decadência do Estado dito Novo Flecha que trespassou todo o séc. XX, temos inclusive ainda o seu testemunho da revolução-evolução da sociedade portuguesa para a democracia.

Luíz de Oliveira Guimarães é sem qualquer dúvida um dos melhores testemunhos, uma das melhores crónicas do nosso séc. XX, é a encarnação do espírito da sua época. Osvaldo Macedo de Sousa

Custo Justo/O
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 290 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio