Vaticano II Concílio Ecuménico

Vaticano II Concílio Ecuménico

Vendo: 20,00 euros - Tem 8 Fotos

Titulo: Vaticano II Concílio Ecuménico - Documentos Conciliares (Constituições - Decretos - Declarações); Documentos Pontifícios; Legislação Pós-Conciliar
Editora: Braga (Secretariado Nacional do Apostolo da Oração) - Com Licença Eclesiástica
Dimensões: 16 x 23 cm
Peso: 1,100 Kg
Páginas: 824

Concílio Ecumênico Vaticano II: Uma Igreja em saída e que opta pelos mais pobres
Após uma longa e árdua preparação, tivemos no ano de 1962 a abertura deste evento que se estendeu até 1965 e contou com a participação de bispos do mundo inteiro e de diferentes observadores.

O ano era 1958 e o mundo assistia atônito à escolha do Cardeal Ângelo José Roncalli para a Cátedra de São Pedro, tal perplexidade se devia aos 77 anos do então Patriarca de Veneza, agora Papa João XXIII. Em virtude de sua idade (tida por muitos como avançada para assumir tal cargo) O recém-nomeado Bispo de Roma, acabou sendo taxado por diferentes setores como um Papa de transição, porém ninguém imaginava quais seriam os efeitos suscitados pelo Espírito Santo por meio de sua escolha.

Como mencionado anteriormente, João XXIII foi visto por muitos como um Papa de Transição e como tal não teria tempo para ser inserido no rol dos grandes Pontífices. Todavia, todos aqueles que compartilhavam deste pensamento e até quem não, foram surpreendidos quando em 25 de janeiro de 1959, ele anunciou na Basílica de São Paulo o desejo de realizar um Concílio Ecumênico, o Vaticano II, sendo ele convocado pela Bula Papal Humanae Salutis em 1961.

Ao analisarmos o que foi o Concílio Ecumênico Vaticano II, podemos com toda certeza afirmar que uma de suas principais características foi o diálogo, sendo ela presente inclusive nos 3 anos de sua preparação, haja vista as cartas enviadas aos Bispos do mundo inteiro, afim de ouvi-los.

Após uma longa e árdua preparação, tivemos no ano de 1962 a abertura deste evento que se estendeu até 1965 e contou com a participação de bispos do mundo inteiro e de diferentes observadores. Concluído o Concílio tivemos a aprovação de 16 documentos, divididos entre 4 Constituições, 9 Decretos e 3 Declarações. O conjunto destes documentos tem por finalidade a busca concreta de um novo dinamismo na vida da Igreja, sendo este suscitado pelo Espírito Santo, cuja ação é dinâmica e criativa ao infinito. Assim, o Vaticano II foi e ainda continua sendo para a Igreja um novo Pentecoste que a encheu de força e dinamicidade.

O Vaticano II além de ser um importante concílio pastoral, que modificou a história da Igreja, é também uma poderosa fonte de espiritualidade para os tempos atuais. A espiritualidade conciliar ao contrário de tantas outras, não se encontra desvinculada da realidade e nem oferece experiências místicas vazias. A Espiritualidade Conciliar a qual somos convidados a abraçar, tem por inspiração o Mistério da Encarnação, pelo qual o Verbo se fez carne, habitou entre os homens em uma realidade concreta e hoje se faz presente em nós por meio dos sacramentos da Igreja, que é o seu corpo místico.

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 591 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora