Terreno em Guarda

Terreno em Guarda

Ver vídeo
VIDEO_ICON
Esplêndido terreno agrícola de 12.338 m2 a meio caminho entre Mêda e Marialva.

No encontro do Douro com a Serra, no extremo norte da região da Beira Alta, uma propriedade surpreendente espera por si.
Num pequeno vale, ao abrigo do vento, um microclima vigia uma terra fértil e soalheira.

Saindo da tranquila estrada nacional N324, vira-se em curva fechada para uma pequena estrada alcatroada. Depois de atravessar uma pequena ponte metálica, continue à esquerda ao longo da estrada, que se torna um caminho pedonal. No final da estrada, encontra-se a entrada principal, que não tem portão. Se seguir o caminho mais abaixo, um portão dá-lhe um segundo acesso às culturas. Um declive suave e uma multiplicidade de socalcos de diferentes tamanhos conferem a esta zona o seu encanto, sem comprometer o acesso. O fundo da parcela é ladeado por um riacho.

O caminho de entrada passa pelo primeiro edifício a ser recuperado, um pequeno celeiro de pedra. À nossa direita, um bosque de sobreiros; à nossa esquerda, uma horta, algumas vinhas e um grande e robusto reservatório de água. Por gravidade, irriga todos os pomares.
Continuamos à esquerda em direção ao fundo do campo e ao ribeiro: aqui os socalcos são mais largos. Um pequeno edifício alberga uma bomba para recolher a água do ribeiro ou do poço. Esta fornece água ao grande reservatório.

Seguindo para sul, encontramos hortas, figueiras, vinhas e várias árvores de fruto; o solo é rico. Atravessando o olival, à nossa direita, um pouco mais acima, um segundo edifício apanha sol. Este celeiro tem uma garagem e uma divisão com um telhado renovado. Duas grandes nespereiras e árvores de citrinos crescem em frente. Este edifício tem uma lareira e pode ser fechado à chave. Sem mobília, é bom para repousar e comer. O telhado alimenta dois tanques de recuperação de águas pluviais. A instalação de painéis solares tornará a casa independente em termos de necessidades energéticas. Por detrás deste edifício, chega-se ao sobreiral.

Se o seu ob
Ver mais

Contactar o anunciante

IAD Portugal

IAD Portugal

Anunciante desde Nov. 2020 PRO
Verificado com 5 826 anúncios publicados Meda - Meda, Outeiro de Gatos e Fonte Longa

Opções do anúncio