Caixa Contador Capela Estilo Indo português século XVIII

Caixa Contador Capela Estilo Indo português século XVIII

Excecional caixa contador do período Barroco, estilo Indo-Português, em pau-rosa, teca, ébano, ricamente trabalhado em marchetaria da índia, da primeira metade do século XVIII. O incomum armário apresenta formato de capela e decorado a incrustações geométricas e painéis laterais adornados com alças de transporte de ferro forjado.

Armários de frente de queda como este foram projetados e populares entre os comerciantes, comerciantes e funcionários europeus que vivem e viajam na Ásia.
Este armário pertence a um dos primeiros grupos identificáveis de mobiliário feito na Índia sob patrocínio português no século XVI e início do século XVII.
A caixa contador é uma pequena cômoda portátil, funcionando como uma caixa de mesa/mesa, usada para armazenar e transportar os objetos de valor pessoais, como dinheiro, joias e instrumentos de escrita (usando a aba frontal de queda como superfície de escrivaninha), bem como outros itens e documentos importantes.
Quando os europeus chegaram pela primeira vez à Ásia, a ausência de cadeiras e móveis na altura das cadeiras, como mesas, fez com que eles achassem a maioria dos móveis nativos impróprios para uso. Em vez disso encomendaram suas próprias peças a artesãos locais, levando ao desenvolvimento de estilos eurasiáticos únicos.
O atual gabinete é um exemplo excecional deste estilo, combinando os elementos europeus com o artesanato indiano do mais alto calibre.
O efeito resultante é de opulência exótica, combinando tradições ocidentais e orientais.
Dimensões: Altura 65 cm comprimento 45 cm largura 31,5 cm
Estilo: Barroco / Indo Português
Materiais e Técnicas: Ébano, ferro, pau santo, teca, marchetaria
Origem: Índia
Período: Século XVIII
Estado: Bom.

Contactar o anunciante

Castro

Anunciante desde Mar. 2024
Verificado com Lisboa - Arroios
Último acesso há mais de 15 minutos

Opções do anúncio