Caixa contador pau santo indo português século XVII

Caixa contador pau santo indo português século XVII

Contador indo português entalhado em marchetaria de pau santo, pau-rosa, teca, ébano molduras de ébano, fitas de corda e incrustação geométrica, painéis laterais com alças de transporte de ferro forjado à mão e ferragens de latão.

Este armário pertence a um dos primeiros grupos identificáveis de mobiliário feito na Índia sob patrocínio português no século XVI e XVII.
A caixa contador é uma pequena cômoda portátil, funcionando como uma caixa de mesa/mesa, para armazenar e transportar os objetos de valor pessoais, como dinheiro, joias e instrumentos de escrita, (usando a aba frontal de queda como superfície de escrivaninha), bem como outros itens e documentos importantes.
Quando os europeus chegaram pela primeira vez à Ásia, a ausência de cadeiras e móveis na altura das cadeiras, como mesas, fez com que eles achassem a grande maioria dos móveis nativos impróprios para uso. Em vez disso, eles encomendaram suas próprias peças a artesãos locais, levando ao desenvolvimento de estilos eurasiáticos únicos.
O atual gabinete é um exemplo excecional deste estilo, combinando os elementos europeus com o artesanato indiano do mais alto calibre. O efeito resultante é de opulência exótica, combinando tradições ocidentais e orientais.
Dimensões: Altura 28 largura 29 comprimento 43 cm
Estilo: Barroco / Indo-português
Materiais e Técnicas: Pau Santo, ébano, ferro, jacarandá, teca, marchetaria
Origem: Índia
Período: Século XVIII
Estado: Bom.

Contactar o anunciante

Castro

Anunciante desde Mar. 2024
Verificado com Lisboa - Arroios
Último acesso há mais de 3 horas

Opções do anúncio