Caixa contador indo português estilo escadas século XVIII

Caixa contador indo português estilo escadas século XVIII

Caixa contador barroco indo-Português em pau-rosa, teca, ébano e marchetaria de material diverso, datada da primeira metade do século XVIII apresenta um formato de escada, extremamente raro e único, ricamente decorado em jacarandá, molduras de ébano, fitas de corda e incrustação geométrica.
Os painéis laterais adornam com alças de transporte de ferro forjado à mão.
Este armário pertence a um dos primeiros grupos identificáveis de mobiliário feito na Índia sob patrocínio português no século XVI e XVII.
A caixa contador é uma pequena cômoda portátil, funcionando como uma caixa de mesa/mesa, para armazenar e transportar os objetos de valor pessoais, como dinheiro, joias e instrumentos de escrita, (usando a aba frontal de queda como superfície de escrivaninha), bem como outros itens e documentos importantes.
Quando os europeus chegaram pela primeira vez à Ásia, a ausência de cadeiras e móveis na altura das cadeiras, como mesas, fez com que eles achassem a grande maioria dos móveis nativos impróprios para uso. Em vez disso, eles encomendaram suas próprias peças a artesãos locais, levando ao desenvolvimento de estilos eurasiáticos únicos.
O atual gabinete é um exemplo excecional deste estilo, combinando os elementos europeus com o artesanato indiano do mais alto calibre. O efeito resultante é de opulência exótica, combinando tradições ocidentais e orientais.

Dimensões: Altura 79 cm comprimento 79 cm largura 40 cm
Estilo: Barroco / Indo-português
Materiais e Técnicas: Ébano,ferro,jacarandá,teca,marchetaria
Lugar de origem: Índia
Período: Século XVIII
Estado. Bom. Desgaste consistente com a idade e utilização. Desvanecimento menor. No geral em forma excecional, sólido, forte com acabamento altamente desejável, patine original.

Contactar o anunciante

Castro

Anunciante desde Mar. 2024
Verificado com Lisboa - Arroios
Último acesso há mais de 3 horas

Opções do anúncio