"A Mitologia dos Povos Germânicos" de Maria Lucília F. Meleiro - 1ª Edição de 1994

"A Mitologia dos Povos Germânicos" de Maria Lucília F. Meleiro - 1ª Edição de 1994

"A Mitologia dos Povos Germânicos"
de Maria Lucília F. Meleiro

1ª Edição de 1994
Editorial Presença
Coleção Fundamentos
210 Páginas

A mitologia gremânica, num período que vai desde o aparecimento das primeiras tribos até à actualidade, é aqui tratada nas suas diversas vertentes: geográficas, sociais, políticas e literárias. O resultado é uma multifacetada abordagem que reflete o evoluir da mentalidade colectiva do povo alemão, através da complexa estrutura dos seus mitos de origem, da hierarquia das suas divindades e, em suma, da sua própria concepção do Universo, assente em polaridades que engendram as várias manifestações da vida assim como a dialética entre o bem e o mal. O conhecimento desta mitologia revela-se fundamental para a compreensão de mitos e lendas como a busca do Graal e toda a tradição de cavalaria medieval, e ainda os contos e a poesia popular de tradição oral. Os românticos alemães haveriam de recuperar essa mitologia para restaurarem a ideia da especificidade germânica, movimento aproveitado na criação do mito pangermanista do Terceiro Reich. Este volume constitui uma brilhante síntese, fruto de um profundo e rigoroso trabalho de investigação e vem colmatar uma lacuna existente nas bibliografias sobre a mitologia germânica.

---
Maria Lucília F. Meleiro é natural de Lisboa e licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez pós-graduações e mestrados em Desenvolvimento Pessoal e Social, com uma tese sobre Desenvolvimento e Imaginação e em Literatura Inglesa com uma tese sobre Thomas Browne.

Leccionou Inglês e Alemão durante alguns anos, no Liceu Pedro Nunes, traduziu vários romances, e a sua obra divide-se entre o ensaio, a ficção e a poesia. Durante algum tempo participou também em exposições colectivas e individuais de pintura, tendo-se dedicado em seguida exclusivamente à escrita. É membro da direcção da C.E.A.E. (Centro de Estudos Arqueológicos e Etnológicos), da A.P.E. (Associação Portuguesa de Escritores) e da S.P.A. (Sociedade Portuguesa de Autores). Fez parte do corpo redatorial da revista Osíris durante três anos.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio