"Antes que Anoiteça" de Reinaldo Arenas - 1ª Edição de 1993

"Antes que Anoiteça" de Reinaldo Arenas - 1ª Edição de 1993

"Antes que Anoiteça"
de Reinaldo Arenas

Tradução de Pedro Tamen

Prefácio de António Mega Ferreira

1ª Edição de 1993
Edições ASA
Coleção Clepsidra - Retratos & Memórias
302 Páginas

"Antes que Anoiteça" é a autobiografia do escritor cubano Reinaldo Arenas. Publicada em 1991, e um ano depois traduzida para português, viria a esgotar entre nós a primeira edição. Mas o filme do cineasta e pintor Julian Schnabel, com o mesmo título, sobre a vida do poeta, interpretado pelo actor espanhol Javier Bardem, nomeado para os Óscares deste ano, veio trazer de novo o interesse sobre Arenas e o seu percurso, de apoiante de Castro a perseguido pelo regime castrista, fugitivo numa balsa, que acabou por se exilar numa América que o censurava de outra maneira, ignorando-o editorialmente, e onde viria a morrer, suicidando-se, em 1990.
Um relato que vai desde a infância, quando vivia no quarto dos criados de uma tia que era informadora da polícia, à descoberta da homossexualidade, à repressão sobre os homossexuais, aos encontros com outros escritores, como Lezama Lima, às perseguições e fuga, à chegada à América e a desilusão final.

---
Reinaldo Arenas nasceu em Holguín, Cuba, em 1943, numa família de camponeses. Desiludido com a revolução - à qual havia aderido de imediato e com a qual colaborou -, acabou por se tornar sua vítima, passando dois anos preso. Quando, em 1980, pôde finalmente sair de Cuba, acabou por se instalar em Nova Iorque onde, padecendo de sida, se suicidou em 1990. É autor de uma vasta obra que inclui poesia, romance e teatro, e da qual se destaca este O Mundo Alucinante (1969), bem como Celestino antes del alba (1967), El palacio de las blanquísimas mofetas (1980), El Central (1981), Termina el desfile (1981), Otra vez el mar (1982),El portero (1989),El asalto (1991), Viaje a La Habana (1990), El color del verano o nuevo ''jardín de las delicias'' (1991) e a sua autobiografia, publicada postumamente,Antes Que Anoiteça (1992), adaptada ao cinema em 2000, num filme realizado por Julian Schnabel com Javier Bardem como protagonista.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio