Pedro Bandeira Freire // Teatro

Pedro Bandeira Freire // Teatro

Autor: Pedro Bandeira Freire
Obra: Teatro. Trevas Brancas | Fechado aos Domingos | A Maçã de Adão | Macacos no Sótão
Prefácio de Luiz Francisco Rebello
Editor: SPA / Dom Quixote
Ano: 2001
Primeira edição
Formato: capa mole
Págs: 356

Observações: Pedro Bandeira Freire [Lisboa, 1939 - Lisboa, 2008]
Poeta e dramaturgo, fez o curso do Colégio Militar e fez parte do Teatro Experimental de Lisboa.
Colaborou nas revistas Filme, Sábado, TV Filmes, 48 Horas e Tempo Livre e nos jornais Diário de Lisboa, Raio, Jornal do Fundão, Diário Popular, A República e Expresso, foi co-fundador da livraria Opinião e do Cinema Quarteto, é autor e realizador de vários programas para televisão e colaborou também na rádio em programas sobre cinema.
Autor também de textos do programa de televisão «A Visita da Cornélia» e do guião do filme «A Balada da Praia dos Cães», de José Fonseca e Costa, sobre romance de José Cardoso Pires, bem como de inúmeras letras de canções de músicos como Paco Bandeira, Nuno Nazaré Fernandes, José Luís Tinoco e Fernando Tordo. Em 1984 é actor no filme de Fernando Lopes «Crónica dos Bons Malandros».
Integrou os júris da Confederação Internacional de Cinemas de Arte e Ensaio (sendo nomeado seu vice-presidente em 1986 e administrador em 1996), do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, do Fantasporto, do Instituto Português de Cinema e do Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual (deste passando, em 1992, a integrar também o conselho consultivo). Dirige desde 1995 a secção «Primeiras Obras» do Festival Internacional de Cinema de Tróia.
Traduziu para o Teatro Experimental de Cascais e para a Comuna Teatro de Pesquisa, respectivamente, as peças Alta Vigilância, de Jean Genet, e El Grande de Coca -Cola. Com o título Felizardo e Companhia: Modas e Confecções (1978, em colab. com Raúl Solnado), adaptou a comédia musical a peça de Eduardo Schwalbach Anastácia e Cª. O Embaixador sem Medo é uma dramatização do processo de asilo político pedido pelo general Humberto Delgado em 1959 e um dos raros exemplos de teatro-documento que entre nós se conhecem. Teatro, Nome de Jogo, Todo Um Elenco e Terceiro Acto ou Um Tempo Hoje, Um Lugar Aqui é uma trilogia (1981) cujo tema é a própria criação dramatúrgica e cujos dois primeiros títulos foram premiados no concurso organizado pela Sociedade Portuguesa de Autores para comemorar o seu 50º. aniversário (1975).
Recebeu em 1974 e em 1976 o Prémio Internacional de Poesia no All Nations Poetry Contest, instituido pelo Triton College de Chicago, Illinois, E.U.A., e em 1991 o Prémio de Jornalismo do Festival Internacional de Cinema de Tróia.
Está publicado nas antologias de poesia Passage I (1975) e Passage III (1977), editadas pelo Triton College de Chicago, e na revista World's Poetry, editada em Nova Iorque. O filme Os Lobos, por si realizado em 1977, foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Huelva, Espanha. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999

Muito bom estado.
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura , teatro
8563
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 085 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio