"O Prémio" de Manuel Vázquez Montálban - 1ª Edição de 1997

"O Prémio" de Manuel Vázquez Montálban - 1ª Edição de 1997

"O Prémio"
de Manuel Vázquez Montálban

1ª Edição de 1997
Editorial Caminho
Coleção Uma Terra sem Amos
308 Páginas

«Já viste o rapazinho de Cuenca? Já se colou a um escritor reputado e ao duque. Na origem de todo o escritor há uma fase larvar, parasitária de todos os já instalados perante os quais sente uma fascinação e uma prepotência biológica que cedo se transforma em ódio genético. Ai, a literatura, a literatura. O que esta noite aconteceu pode ser uma catástrofe. A morte de Conesal deixa-me de calças na mão.» Esta fala de O Prémio podia ser subscrita por um escritor, um político, um jornalista, um empresário, um financeiro, naquele preciso momento da vida espanhola que precedeu a queda do governo socialista. O Prémio é um retrato dessa época.

---
Manuel Vázquez Montalbán (Barcelona, 14 de Junho de 1939 Banguecoque, Tailândia, 18 de Outubro de 2003) foi um escritor, jornalista, poeta e novelista espanhol.

O seu pai, Evaristo Vázquez, republicano exilado em França, entrou clandestinamente em Espanha para conhecer o filho recém-nascido e foi preso. Enquanto estudava jornalismo, Montalbán trabalhou como cobrador de uma casa funerária e deu aulas no seu bairro. Estudou Filosofia e Letras na Universidade Autónoma de Barcelona.

O seu primeiro trabalho profissional foi uma biografia do Cid. Em 1960 foi chefe nacional de propaganda do Servicio Universitário del Trabajo e depois colaborador interno da imprensa do Movimiento. Em 1961 casou com Ana Sallés e depois passou um ano e meio na prisão por ter participado numa manifestação. Ali escreveu o seu ensaio Informe sobre la información (1963). Entre 1963 e 1969 foi-lhe proibido o acesso aos meios de comunicação, e foi-lhe retirado o passaporte até 1972.

Participou na revista CAU (1970-74) e foi colaborador fixo da Triunfo e animador indiscutível das revistas Mundo Obrero, La Calle e Interviú. Em 1977 ingressou no Comité Central do Partido Socialista Unificado da Catalunha.

Montalbán é o criador do detetive galego Pepe Carvalho, protagonista de uma série policial que se passa em Barcelona. Escreveu ainda livros de poesia e vários ensaios. Publicou também a Autobiografia do General Franco (1992).

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 869 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio