"Um Caso Tenebroso" - (Cenas da Vida Política) de Honoré de Balzac - 1ª Edição de 1967

"Um Caso Tenebroso" - (Cenas da Vida Política) de Honoré de Balzac - 1ª Edição de 1967

"Um Caso Tenebroso"
(Cenas da Vida Política)
de Honoré de Balzac

Tradução de João Gaspar Simões

1ª Edição de 1967
Portugália Editora
Coleção A Comédia Humana
412 Páginas

Um Caso Tenebroso é um romance francês de Honoré de Balzac, surgido no começo do ano de 1841 em pré-publicação no jornal Le Commerce, depois em volume por Souverain e Lecou, em 1843, com uma dedicatória a "Monsieur de Margone, seu hóspede do castelo de Saché em reconhecimento. De Balzac". O romance integrará, em 1846, as Cenas da vida política da edição Furne da Comédia Humana.

Ao mesmo tempo um romance policial, romance de espionagem, cheio de complôs, reviravoltas, traições, a obra remete a A Bretanha em 1799 com um toque bem mais fino, mais hábil, menos guerreiro. A arte da tática é desenvolvida aqui com maestria particular.

De facto, trata-se de um romance político, o único verdadeiro do autor, que deixa suas opiniões em segundo plano e faz exprimir sucessivamente aquelas dos realistas fanáticos que conspiram contra Bonaparte (a família de Simeuse, Laurence de Cinq-Cygne), dos realistas moderados, prontos a entrar em acordo com o novo regime (a família d'Hautserre, o velho marquês de Chargeboeuf que aconselha Laurence a fazer concessões), os antigos jacobinos (Michu e sua esposa Marthe, filha de um procurador da Montanha que ordenara a execução dos Simeuse e cuja lembrança trará horror à filha). Encontra-se também Corentin, dândi policial de espírito tortuoso, pronto a mudar de lado quando Fouché conspira contra Napoleão na véspera da Batalha de Marengo, e pouco antes da sagração imperial do Primeiro Cônsul.

---
Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 Paris, 18 de agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna. Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815.

Entre seus romances mais famosos, destacam-se A Mulher de Trinta Anos (1831-32), Eugènie Grandet (1833), O Pai Goriot (1834), O Lírio do Vale (1835), As Ilusões Perdidas (1839), A Prima Bette (1846) e O Primo Pons (1847). Desde Le Dernier Chouan (1829), que depois se transformaria em Les Chouans (1829, Balzac denunciou ou abordou os problemas do dinheiro, da usura, da hipocrisia familiar, da constituição dos verdadeiros poderes na França liberal burguesa e, ainda que o meio operário não apareça diretamente em suas obras, discorreu sobre fenômenos sociais a partir da pintura dos ambientes rurais, como em Os Camponeses, de 1844. Além de romances, escreveu também "estudos filosóficos" (como A Procura do Absoluto, 1834) e estudos analíticos (como a Fisiologia do Casamento, que causou escândalo ao ser publicado em 1829).

Participante da vida mundana parisiense, teve vários relacionamentos, entre eles um célebre caso amoroso, desde 1832, com a polaca Ewelina Ha ska, com quem veio a casar pouco antes de morrer.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio