Imagem Visão e Imaginação de Pierre Francastel

Imagem Visão e Imaginação de Pierre Francastel

Vendo: 8,00 euros - Preço na Bertrand 16,96 euros - Esgotado; na Wook 16,96 euros - Esgotado

Título: Imagem Visão e Imaginação
Autor: Pierre Francastel
Tradução: Fernando Caetano
Editora: Edições 70
Dimensões: 21 x 13 cm
Páginas: 226

Sinopse:

Nesta obra, Francastel aplica ao cinema o seu método de leitura das imagens, dando-nos elementos de resposta aos grandes problemas do imaginário figurativo, tal como se apresentam na nossa sociedade de mass media.

Autor:

Pierre Francastel, nasceu a 8 de junho de 1900 e faleceu a 2 de janeiro de 1970. Foi um historiador de arte francês , mais conhecido por seu uso do método sociológico.

O período inicial de estudos de Francastel foi em literatura, na Sorbonne . Ele trabalhou na conservação de edifícios em Versalhes enquanto realizava pesquisas para seu doutorado, que era sobre a escultura de Versalhes, e em 1928 publicou uma monografia, incluindo um catálogo crítico, sobre o escultor francês do século XVII François Girardon . Em 1930, foi nomeado diretor do Institut français de Varsóvia e, em 1936, foi nomeado professor da Universidade de Estrasburgo . Em 1948, foi nomeado professor inaugural de Sociologia da Arte na École pratique des hautes études em Paris.

Os interesses de pesquisa de Francastel variaram entre o século XVII francês e o século XIX, mas sua metodologia sociológica, fortemente influenciada pela obra de Émile Durkheim , permaneceu a base intelectual sobre a qual seu pensamento e corpus acadêmicos foram organizados. Francastel também é conhecido por sua promoção de preocupações espaciais, tanto físicas quanto conceituais, prefigurando a "virada espacial" de estudiosos posteriores como Henri Lefebvre. Duas de suas principais obras, que enfatizam a visão de Francastel da arte como um sistema embutido e produtor de relações sociais, são Art et Sociologie (1948) e Peinture et Société (1951).

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 291 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio